Jovens lançam livro e CD produzidos por alunos de escola pública

Alunos da escola Lacy
Alunos da escola Lacy

Material produzido por alunos da comunidade em oficinas realizadas pelos jovens transformadores serão lançados com a presença de Marcelo Tas, que fará uma palestra sobre como a cultura pode mudar a periferia

À partir das 10 horas da manhã do sábado (23), a Escola Antônio Bortolozzo, em Poá, extrema zona leste da região metropolitana de São Paulo, recebe a ação Ritmo, Rodas e Palavras com lançamento do livro ‘’ Uma pequena escola chamada Lacy’’ desenvolvido pelos alunos da Escola Estadual Lacy Lenski Lopes em oficinas de literatura lideradas pelo escritor Eduardo Lyra, criador do Instituto Gerando Falcões e shaper, e também o CD de rap  ‘’Grito da Lacy’’, produzido com composições dos alunos em oficinas do rapper Alex LeMaéstro, morador de Poá. As peças estarão à venda no dia para todos que quiserem participar do evento, com livro e CD juntos por 10 reais.

Os alunos farão leitura dos textos e apresentação das músicas, além de autografar suas criações. O evento contará também com uma palestra do apresentador Marcelo Tas, do programa CQC, sobre como a cultura pode modificar a periferia.

A comunidade Global Shapers é uma rede de grupos (“hubs”) criada pelo Fórum Econômico Mundial. Os “hubs” são liderados por jovens entre 20 e 30 anos de idade, que exploram seu potencial de liderança à serviço da sociedade. Com 265 hubs espalhados pelo globo, os membros têm a oportunidade de trocar experiências entre países, em busca de um mundo mais pacífico e inclusivo.

O “hub” São Paulo vem realizando ações em Poá, região metropolitana de São Paulo, desde o ano passado, seguindo uma linha de atuação que valoriza o “fazer ‘com’, não o “fazer ‘para’ – ou seja, os projetos são construídos a partir das necessidades e sonhos das pessoas, em um processo ativo de colaboração.

Sobre o Instituto Gerando Falcões:

Além de escritor, Eduardo Lyra tem dedicado boa parte do seu tempo a gerar novos falcões pelo País, por meio do projeto Gerando Falcões, onde viaja o território brasileiro escola a escola, ministrando palestras e provando ao jovem brasileiro que ele pode ser seguramente tão grande quanto quiser.

Semanalmente, ao menos três escolas têm sido alcançadas. Somente em 2012, estima-se que cerca de 30 mil estudantes foram encorajados pelo projeto, que trabalha com valores de transformação e resgate da autoestima do jovem.

SERVIÇO:

O quê: Ritmo, Rodas e Palavras na Escola Antônio Bortolozzo

Quando: 23 de novembro, das 10h às 16h

Onde: Escola Antônio Bortolozzo (Rua Dep. Nélson Fernandes, 230 Poá – Kemel )

Entrada: Gratuita

Facebook