Árvores do Cerrado compensam emissões de pedaladas

Ação de plantio na Bacia do Ribeirão Pipiripau © WWF-Brasil/Eduardo Aigner
Ação de plantio na Bacia do Ribeirão Pipiripau
© WWF-Brasil/Eduardo Aigner

Sessenta mudas de árvores nativas do Cerrado foram plantadas pelo Programa Água Brasil para compensar as emissões de gases de efeito estufa dos veículos que apoiaram as duas edições do Desafiando Limites em 2013. As pedaladas de 100 quilômetros aconteceram em abril, entre Santo Antônio do Descoberto e Pirenópolis, e em outubro, entre Girassol e Pirenópolis, todas cidades goianas.

Os plantios aconteceram na Bacia do Ribeirão Pipiripau, em Planaltina (DF), onde é desenvolvido projeto de restauração florestal para ampliar a quantidade e a qualidade da oferta de água. As mudas foram de espécies como sucupira, pajeú, ipê-amarelo, aroeira, landi e buriti.

O Programa Água Brasil, com o apoio técnico e de mobilização da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater/DF), está plantando 60 mil mudas em mais de 30 hectares na Bacia do Pipiripau, durante as chuvas entre o fim de 2013 e o início de 2014.

Para o cálculo das emissões de gases que ampliam o aquecimento do planeta e da quantidade de mudas necessárias para sua compensação, foram usadas calculadoras públicas gratuitas e foi estimado que todos os veículos usados no Desafiando Limites eram ônibus a diesel, combustível mais poluente. Cada pedalada contou com 3 ônibus, 5 vans, 13 motos, 5 ambulâncias e outros 2 carros de apoio. Cada um rodou em média 250 quilômetros por edição.

A Bacia do Pipiripau ocupa quase 24 mil hectares e concentra atividades como produção de frutas, de grãos e de carnes, além de oferecer proteção ambiental e captação de água para o abastecimento de 200 mil pessoas em Planaltina e em Sobradinho. A atividade agropecuária ocupa sete em cada dez hectares da região.

O Água Brasil é uma parceria entre WWF-Brasil, Banco do Brasil, Agência Nacional de Águas e Fundação Banco do Brasil.

* Publicado originalmente no site WWF Brasil.