Diversos

A leitura pode ser um agente transformador?

Nos dias 12 e 13 de junho mergulhei nos universos das leituras durante o 1º Encontro Internacional Por Um Brasil Leitor, realizado pelo Instituto Brasil Leitor, uma organização que há mais de 15 anos contribui para aproximar, desde a primeira infância, os livros das pessoas.

Instigados a responder se “A leitura pode ser um agente transformador?”, o evento reuniu distintas experiências do Brasil, trouxe convidados da Alemanha, Chile, Colômbia e Inglaterra, e contou com a presença de mais de 160 participantes interessados em refletir e dialogar sobre quais caminhos a leitura pode percorrer num mundo cada vez mais digital e pouco tolerante com as diferenças socioculturais.

Um dos principais desafios nesse contexto é universalizar a leitura, por meio de políticas públicas que não apenas garantam a instalação de bibliotecas nas mais de 5.000 cidades do País, mas que envolvam todos os agentes em discussões como formações de acervos, modelos de espaços físicos e mobiliários, sistemas de gestão das bibliotecas com a participação direta das partes interessadas: educadores, pais, crianças, jovens, adultos, entre outros, em função das características de cada localidade.

IBL_EncontroInternacional2015_2

No final do encontro a resposta foi sim, a leitura pode transformar pessoas. Pessoas bem informadas e conscientes dos seus papéis e das suas responsabilidades podem contribuir para a construção de uma sociedade pacífica, tolerante, inclusiva e digna para todos.

Pelo que se demonstrou nas experiências internacionais, a valorização da leitura transcende nações porque, no fundo, trata-se de nutrir vidas únicas, as quais podem ser potencializadas por meio de diferentes janelas apresentadas pelos livros. Então, que tal começar a ler um agora? Para você, para uma criança, ou para um amigo. O que importa é exercitar a leitura sempre, para se transformar a cada segundo. Por aqui, fico. Até a próxima.

Serviço:

1º Encontro Internacional Por Um Brasil Leitor

Realização: Instituto Brasil Leitor

Parceria: Goethe-Institut

Patrocínio: Fundação Volkswagen

Apoio: Abrigraf SP, British Council Transform, Haganá

Produção: LEMUSE | LENOorb

(#Envolverde)

* Leno F. Silva escreve semanalmente para Envolverde. É sócio-diretor da LENOorb – Negócios para um mundo em transformação e conselheiro do Museu Afro Brasil. É diretor do IBD – Instituto Brasileiro da Diversidade, membro-fundador da Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade, e da Kultafro – rede de empreendedores, artistas e produtores de cultura negra. Foi diretor executivo de sustentabilidade da ANEFAC – Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade. Editou 60 Impressões da Terça, 2003, Editora Porto Calendário e 93 Impressões da Terça, 2005, Editora Peirópolis, livros de crônicas.