A Natura promove, em parceira com a Coca-Cola Brasil, o I Seminário Internacional Índice de Progresso Social IPS Comunidades, em Manaus, nesta quarta-feira, 24 de junho, das 10h30 às 13h30 (horário de Brasília). O evento será transmitido ao vivo neste link.
Durante o encontro, serão apresentados os resultados do IPS Comunidades, um mapeamento social inédito de comunidades do Território do Médio Juruá, no Amazonas. O estudo foi realizado com o apoio das duas empresas, que têm relacionamento comercial com comunidades fornecedoras de ativos da biodiversidade local. O IPS Comunidades foi desenvolvido e implementado a partir da metodologia do Índice de Progresso Social (IPS), concebida pelo economista americano Michael Porter para medir a performance social e ambiental das nações, independentemente do desenvolvimento econômico.
Pioneiro no mundo ao utilizar dados primários para mensuração de desenvolvimento socioambiental a nível local, o IPS Comunidades reproduz com mais exatidão as necessidades e demandas das comunidades ouvidas. O índice foi elaborado no âmbito da rede #Progresso Social Brasil, com apoio técnico da empresa de pesquisa Ipsos.
O Seminário contará com a presença de Michael Green, diretor-executivo da Social Progress Imperative (SPI), organização criada por Porter para difundir o índice. Confira a programação:
10h30 às 12h (horário de Brasília)
– O IPS dos países do globo – Michael Green (Social Progress Imperative)
– O IPS Amazônia – Beto Veríssimo (Imazon – Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia)
– O IPS Comunidades – Graziela Castello (Ipsos)
12h às 13h30 (horário de Brasília)
– Território Médio Juruá e geração de Valor Compartilhado – Pedro Massa (Diretor de Valor Compartilhado da Coca-Cola)
– O IPS Comunidades como instrumento de diagnóstico e gestão do Território Médio Juruá – Renata Puchala (Gerente de Sustentabilidade da Natura)
– Desenvolvimento Territorial e IPS Comunidades sob a perspectiva de organizações de base, empresas, ONGs e poder público local – Adevaldo Dias da Costa (Memorial Chico Mendes), Eduardo Taveira (Fundação Amazonas Sustentável – FAS), Susy Barros de Lima (Vice-prefeita de Carauari), Renata Puchala (Natura) e Pedro Massa (Coca-Cola)