O professor Emérito da Coppe/UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa, enviou, dia 12 de maio, carta ao vice-presidente da República, Michel Temer, informando o seu desligamento do cargo (sem remuneração) de secretário-executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas (FBMC).
Membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), o professor Luiz Pinguelli ocupava a Secretaria-Executiva do FBMC desde setembro de 2004. Pinguelli foi indicado pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e foi mantido no cargo pela presidente Dilma Rousseff.
Ao longo dos últimos 12 anos, o FBMC realizou várias reuniões com o presidente da República e ministros, apresentando sugestões que foram incorporadas no Plano Nacional de Mudanças Climáticas e na Lei Nacional sobre Mudanças Climáticas, bem como contribuiu para o Compromisso do Brasil na Conferência do Clima da ONU.
Nos últimos anos o Fórum estava discutindo as propostas para o Plano de Adaptação nos diversos setores em ligação direta com a ministra do Meio Ambiente. (#Envolverde)