Política Pública

Bernardo Paz fala sobre Agenda 2030 no Sustentar 2016                 

bernardo-pazA 9ª edição do Sustentar – Fórum Internacional pelo Desenvolvimento Sustentável, conta com a presença de Bernardo Paz. O idealizador do Instituto Inhotim abre o Fórum Estratégias, Tecnologias, Gestão para a Responsabilidade Socioambiental amanhã, 18/10, às 14h. Ele fala sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) contidos na Agenda 2030 da ONU.

Além do acervo de arte contemporânea, o Inhotim destaca-se pela presença do Jardim Botânico Inhotim (JBI). O espaço mantém, propaga e propicia estudos com as espécies botânicas de aproximadamente 5.000 espécies, representando mais de 28% das famílias botânicas conhecidas no planeta. A ênfase do trabalho do JBI é dada às espécies ameaçadas, à conservação de recursos genéticos e à disposição das espécies de forma paisagística.

O Sustentar, tradicional evento promovido pelo Instituto Sustentar será realizado, este ano, no dia 18/10, na Fundação Dom Cabral (FDC), Alphaville, Nova Lima (MG) e no dia 1/10, pela primeira vez em São Paulo, na FDC, Vila Olímpia.

Sobre Bernardo Paz

Bernardo de Mello Paz nasceu em Belo Horizonte, em 11 de julho de 1950, em uma família de classe média. Aos 13 anos, já mostrava sinais de seu ecletismo e força, trabalhando em um posto de gasolina e, em seguida, como vendedor em uma loja de roupas e, depois, como corretor da bolsa.

Em 1973, começou sua trajetória no grupo Itaminas. Sua atitude dinâmica lhe rendeu destaque e, como o passar do tempo, ganhou mais responsabilidades e estima na empresa. Após tornar-se diretor, a empresa rumou em direção a um novo norte industrial e foi elevada para o primeiro plano no setor de mineração e siderurgia de Minas Gerais. Inaugurou quatro centros industriais na área e começou a produzir e comercializar, não só visando o mercado interno, mas também global.

Desde 1988, tem dedicado seu tempo a construir um lugar único no mundo: o Inhotim. Sendo filho de uma artista, Paz sempre demonstrou grande apreço pelas artes e chegou a colecionar várias obras modernistas. Sua amizade com o artista plástico Tunga influenciou seu interesse por arte contemporânea. Assim, os incríveis jardins do Inhotim começaram a receber obras de arte, como Inmensa (1982-2002), de Cildo Meireles, e a Galeria True Rouge, construída para a obra de mesmo nome realizada por Tunga em 1997.

Atualmente a coleção de arte do Instituto possui mais de 1.300 trabalhos, 700 em exibição. São 23 galerias, sendo quatro temporárias e 19 dedicadas permanentemente a artistas como Adriana Varejão, Cildo Meireles, Lygia Pape, entre outros. Já o Jardim Botânico Inhotim contempla mais de quatro mil e quinhentas espécies de plantas, com destaque para as coleções de palmeiras e aráceas.

Hoje em dia, Bernardo Paz conta com uma equipe diversificada e especializada para coordenar e gerenciar o Instituto Inhotim. No entanto, ele continua a seguir o conselho dado pela galerista Marie Goodman: nunca perca a sua própria opinião sobre o maior projeto da sua vida: Inhotim.

Sobre o Sustentar 2016

Para sensibilizar a sociedade e convidá-la a refletir sobre os impactos socioambientais dos modelos de desenvolvimento econômico vigentes, foi eleito, para essa edição, o tema central a “Nova economia para uma sociedade sustentável”. A abordagem vai nortear  mais de 16 atividades, entre elas fóruns, painéis, Ranking de Tecnologias, Produtos e Serviços Sustentáveis 2016, workshops, mesas redondas, temas como mudanças climáticas, lançamento do projeto de combate a incêndios, ClimaFundBrasil, intercâmbio entre “cases” de negócios sustentáveis, eficiência energética, agricultura sustentável, marketing de transformação, Agenda 2030, entre outros.

Confirmaram presença representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), do governo brasileiro, da iniciativa privada, CEOs, setores empresarial e industrial, pesquisadores, ONGs, acadêmicos, estudantes e civis, autoridades, lideranças.

Patrocínio

O Sustentar 2016 é uma realização do Instituto Sustentar em parceria estratégica com a Fundação Dom Cabral. O patrocínio é da CBMM, ArcelorMittal, Legado das Águas – reserva Votorantim, Eletrobrás e Sistema SESI/FIEMG. O evento conta com o apoio da Fiat e com a parceria da Way Carbon, Sebrae, Instituto Orior, Sesc, Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), ACMinas, Inhotim, Câmara Brasil Alemanha, Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
Serviço:

Palestra Bernardo Paz

Fórum Estratégias, Tecnologias, Gestão para a Responsabilidade Socioambiental

Tema: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU

Dia 18/10

A partir das 14h

Fundação Dom Cabral (FDC), Alphaville, Nova Lima (MG)