Política Pública

ESPM: curso de férias sobre empreendedorismo social 

Como a valorização das diferenças pode gerar valor no marketing estratégico empresas!

São Paulo, 07 de dezembro de 2016 – O curso será realizado de 16 a 19 de janeiro, das 19h30 às 22h30, na R. Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana. “Diversidade no Marketing. Sendo inclusivo e não preconceituoso. busca expandir a compreensão sobre questões teóricas e práticas relacionadas a diversidade na estratégia de comunicação, marketing e publicidade e propaganda das empresas, bem como no desenvolvimento de produtos e serviços de forma a assegurar a criação de valor e satisfação junto a públicos diversos (gênero, etnia, orientação sexual, pessoas com deficiência, diferentes idades, religiões). Além de assegurar a abrangência da população e a geração de valor.

As aulas serão ministradas pelo professor da Graduação e MBA da ESPM, nas questões de ética, responsabilidade socioambiental, empreendedorismo, empreendedorismo social e terceiro setor, Marcus Nakagawa e Liliane Rocha, experiente na área de Sustentabilidade e Diversidade em empresas de grande porte. “O curso foi idealizado para executivos de marketing, comunicação e relações públicas, empreendedores e gestores que queiram aprender mais sobre como associar a diversidade ao marketing e a comunicação, favorecendo a criação de vínculo entre a marca e os públicos de diversidade”, explica Nakagawa. É também indicado para profissionais de comunicação de organizações sociais focadas em diversidade.  Segundo Liliane Rocha “É fundamental compreender a Diversidade como aspecto estratégico da construção da marca, reputação e posicionamento da empresa, assegurando vantagem competitiva para os negócios e a construção de um mundo melhor”.

As 12 horas de aula serão dinâmicas e com diversos estudos de casos, além de debates. Entre os assuntos abordados estão:

  • Problemas do mundo e a Sustentabilidade Empresarial?
  • Ética, Direitos Humanos e Responsabilidade Social Empresarial;
  • O que é Diversidade;
  • Como o marketing e a comunicação das empresas têm trabalhado;
  • Diversidade e casos;
  • Grupos de Diversidade;
  • Estudos de casos de sucesso e não sucesso.

Marcus Nakagawa é professor da Graduação e MBA da ESPM, nas questões de ética, responsabilidade socioambiental, empreendorismo, empreendedorismo social e terceiro setor; palestrante de sustentabilidade, empreendedorismo e estilo de vida para empresas como Unimed, Senac, Sindicredi, entre outros; idealizador e presidente do conselho deliberativo da Abraps – Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade; sócio-diretor da iSetor, empresa de gestão administrativa e financeira/ projetos para empreendedores empresariais, culturais e sociais com clientes como a Fundação Telefônica, Farofa.la, Trash 80’s, Instituto Akatu, Instituto Ressoar da Rede Record, Adecoagro, Sebrae, entre outros; professor convidado do MBA da UNIP e do Master – Pós MBA da B.I. International.

Mestre em Administração como o foco em Sustentabilidade na Estratégia de Negócios das Empresas (PUC-SP), pós-graduado em Administração (ESAN-UNIFEI) e graduado em Propaganda e Marketing (ESPM-SP).

Liliane Rocha é mestranda em Políticas Públicas tem 12 anos de experiência na área de Responsabilidade Social e Diversidade em empresas de grande porte – tais como Philips, Banco Real-Santander e Walmart– e organizações do Terceiro Setor, tendo prestado consultoria para Pepsico, Votorantim e Grupo Pão de Açúcar. Tendo sido, Gestora Global América Latina (Brasil, Peru e Colômbia) de Responsabilidade Social na Votorantim Metais. Atualmente proprietária e Diretora Executiva da Gestão Kairós, tendo prestado consultoria para: Coca-Cola Femsa, Leão Alimentos e Bebidas, Fundo Baobá de Equidade Racial, Serasa, Anglo, entre outros. Sócia-Diretora do Site Diversidade Global de 2007 a 2014.

Serviço

Curso: Diversidade no Marketing. Sendo inclusivo e não preconceituoso.
Datas: de 16 a 19 de janeiro
Carga horária: 12 horas

Investimento: R$ 1.210,00 à vista.
Local: R. Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana

Informações: (11) 5081-8200 [email protected]

Inscreva-se aqui.

Sobre a ESPM

Fundada em 1951 com o nome Escola de Propaganda do MASP e sob o slogan ‘Ensina quem faz’, a ESPM tinha como filosofia, mantida até hoje, reunir profissionais do mercado para ministrar seu curso, associando a prática com a teoria. Em pouco tempo já era reconhecida como uma das principais instituições de ensino do País.

A partir de 1974, deu início à sua expansão, inaugurando a ESPM Rio, no Rio de Janeiro. Em 1978 viriam os cursos de pós-graduação e, em 1985, inaugurou a ESPM Sul, em Porto Alegre. Considerada um centro de excelência no ensino de Comunicação, Marketing e Gestão, a oferta de novos cursos de graduação era o caminho natural a ser seguido. E desta forma, a ESPM ampliou seu portfólio: Administração (1991); Design (2004); Relações Internacionais (2006); Jornalismo (2011); Sistemas de Informação em Comunicação e Gestão (2014); Cinema e Audiovisual (2015); e Ciências Sociais e do Consumo (2015). O início do século XXI também ficou marcado pela introdução dos programas de mestrado e doutorado.