Pesquisadores do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) acabam de anunciar a descoberta de uma nova espécie de lagarto da região do Chocó colombiano. A espécie recebeu o nome de Alopoglossus embera, em homenagem ao povo indígena Emberá, habitantes da região onde o lagarto foi descoberto. O estudo evidencia a importância dos museus de história natural, como é o caso do Goeldi. O detalhe é que exemplares da nova espécie já haviam sido coletados há quase 45 anos. A descoberta foi publicada no periódico South American Journal of Herpetology, revista oficial da Sociedade Brasileira de Herpetologia. Leia o artigo na íntegra. (Envolverde)
Home Últimas Notícias Envolverde Tudo sobre ODS ODS15
ODS15
ODS15 - Museu Goeldi registra nova espécie de lagarto na Colômbia
Ver mais
Sociobioeconomia como caminho para o futuro: Brasil discute plano nacional com metas até 2035
Consulta pública aberta propõe novo paradigma de desenvolvimento com inclusão social, valorização da biodiversidade e protagonismo dos povos tradicionais No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, o Governo Federal lançou oficialmente a Consulta Pública do Plano Nacional da Sociobioeconomia, que propõe uma nova estratégia de desenvolvimento sustentável para o Brasil, com metas estruturadas […]
Ver mais
ODS 15
É Dia do Meio Ambiente. De novo!
Todos os anos, nesta data, acorda, no coração das pessoas, e no seio das empresas, um gnomo verde que lembra a todos que está na hora de dizer o quanto a Terra é importante. No entanto, como na fábula do escorpião e o sapo, a humanidade pica a Terra enquanto ela a ajuda a atravessar o infinito rio do espaço sem vida.
Ver mais
ODS 15
Bioeconomia: objetivos e oportunidades para o Brasil
A bioeconomia está na fundação e na história do Brasil. É a vocação de um país com nome de árvore, com seis grandes biomas e a mais preservada floresta tropical do planeta.
Ver mais
ODS 15
Nova lei ambiental terceiriza proteção do bosque ao lenhador
Edson Capoano - Podemos realmente confiar naqueles que exploram os recursos naturais para serem também seus protetores? No Brasil, essa metáfora ganha contornos de realidade com a recente aprovação da Lei Geral do Licenciamento Ambiental, que propõe uma flexibilização sem precedentes na fiscalização de projetos..
Ver mais
ODS 15
Reações de organizações do OC à aprovação do PL 2.159 no Senado
O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (21/5) o Projeto de Lei (PL). 2.159/2021, que desmonta as regras do licenciamento ambiental no país. Apenas 13 dos 70 presentes votaram contra a proposta. Trata-se do maior ataque à legislação ambiental das últimas quatro décadas, desde a Constituição Federal de 1988.
Ver mais
ODS 15
Licenciamento em risco: a política ambiental ameaçada no Congresso
O PL da Devastação (2.159/2021) desmonta o sistema de licenciamento, enfraquece a proteção aos territórios e institucionaliza a injustiça ambiental