A nova aplicação, possibilitada pela maior intensidade luminosa, será um avanço bem-vindo em um momento em que a demanda por garrafas plásticas e bandejas cresce internacionalmente
A TOMRA Sorting Solutions lançou a nova tecnologia chamada TOMRA SHARP EYE, que permite separar bandejas de PET monocamada de garrafas PET. Ela aprimora a capacidade da máquina anterior, AUTOSORT, da TOMRA de separar as bandejas multicamadas. Esse avanço é comercialmente emblemático porque pequenas diferenças, mas críticas, nas propriedades químicas das bandejas de PET usadas em alimentos e das garrafas PET significam que elas precisam ser separadas para o processo da reciclagem. Além disso, a inteligência artificial incorporada nos sistemas TOMRA também permite a análise contínua de produtos classificados, tornando as futuras plantas ainda mais inteligentes.
Valerio Sama, Gerente de Produto da TOMRA Sorting Recycling, comentou: “Esperamos que nossa nova tecnologia TOMRA SHARP EYE seja bem-vinda pelas Centrais de Triagem e pelas Plantas de reciclagem de PET. A demanda por essa tecnologia deve crescer, considerando o estilo de vida moderno e internacional que está promovendo o aumento do uso de garrafas plásticas de bebidas e bandejas de plástico usadas para frutas, verduras e outros alimentos”.
A chave para este avanço é um aprimoramento da tecnologia FLYING BEAM® da TOMRA, a qual já era a melhor tecnologia de seleção por sensores do mercado. O sistema de identificação por infravermelho próximo (NIR) da TOMRA faz a leitura de cada ponto (e sem necessidade de lâmpadas externas) focalizando apenas na área da esteira que está sendo escaneada. Isso permite uma ampla variedade ajustes, fazendo com que essa tecnologia possa distinguir até as menores diferenças moleculares nos materiais que passam pela linha de reciclagem – e agora com o TOMRA SHARP EYE introduzimos uma lente maior para maior intensidade de luz, possibilitando a detecção das propriedades espectrais mais complexas. Veja o vídeo da nova aplicação clicando a seguir: https://www.tomra.com/pt-br/sorting/recycling/your-application/waste-sorting/pet-bottle-vs-tray
O processo passo a passo que conclui com a separação de bandejas de PET monocamada e garrafas PET é consistente e flexível. Durante a preparação para a triagem de plásticos misturados em cada um dos diferentes polímeros, o material de coleta seletiva, ou proveniente de resíduos sólidos urbanos (RSU) passa por diversas etapas de tratamento mecânico como peneiramento, abertura de sacos, separação 2D/3D que divide o fluxo de material rolantes e rígidos ainda misturado, para então iniciar a etapa seleção ótica. Para separar o PET misto contido nesse fluxo dos demais polímeros, o AUTOSORT funciona como um sistema combinado, detectando o tipo de material e a cor em combinação com o formato dos objetos. Mesmo com uma entrada de material muito misturada, esse processo atinge uma eficiência de classificação impressionante de 95% ou mais.
Mais de um milhão de garrafas de plástico são compradas em todo o mundo a cada minuto, e nos próximos cinco anos esse número deverá aumentar em mais 20%. Em resposta, os regulamentos da UE estão ficando mais rigorosos e organizações como a “Plastics Recyclers Europe” estão divulgando orientações sobre a reciclagem de bandejas de PET. Isso incentivará a criação de mercado para a triagem e o tratamento das bandejas de PET promovendo assim a reciclagem desse tipo de embalagem.
Uma máquina TOMRA AUTOSORT com a nova tecnologia TOMRA SHARP EYE está disponível para demonstrações, sob agendamento, no Centro de Testes da empresa, próximo a Koblenz, na Alemanha.
Sobre a Tomra Sorting Recycling
A TOMRA Sorting Recycling projeta e fabrica sistemas de seleção por sensores para a indústria global de reciclagem e gestão de resíduos. Mais de 5.500 sistemas foram instalados em 80 países em todo o mundo.
Responsável pelo desenvolvimento do primeiro sensor infravermelho de alta capacidade (NIR) do mundo para aplicações de triagem de resíduos, a TOMRA Sorting Recycling continua a ser pioneira na indústria com dedicação à recuperação de frações de alta pureza de fluxos de resíduos que maximizam rentabilidade e lucro.
A TOMRA Sorting Recycling faz parte da TOMRA Sorting Solutions, que também desenvolve sistemas baseados em sensores para a separação, descascamento e análise de processos para a indústria de alimentos, mineração e outras indústrias.
A TOMRA Sorting é de propriedade da empresa norueguesa TOMRA Systems ASA, que está listada na Bolsa de Valores de Oslo. Fundada em 1972, a TOMRA Systems ASA tem um volume de negócios de cerca de € 750m e emprega mais de 3.500 pessoas.
Para obter mais informações sobre a TOMRA Sorting Recycling visite https:// www.tomra.com/pt/sorting/recycling ou siga-nos no LinkedIn, Twitter or Facebook.