Imagine um negro norte-americano, Ron Stallworth (John David Washington), o primeiro policial não branco da cidade do Colorado, que se dispõe a integrar a organização racista Ku Klux Klan.

Esse mote aparentemente impossível é o ponto de partida da mais recente produção dirigida por Spike Lee, que retrata a estratégia perspicaz do novato homem da Lei para mergulhar no dia a dia da Klan, conviver com as suas lideranças, participar de reuniões, e quase assumir a responsabilidade de principal líder local da seita racista.

Como Ron, pelas razões obvias, não podia participar fisicamente dos encontros, em parceria com o policial branco, Flip Zimmerman (Adam Driver), e de origem judaica, criou a dupla personalidade, que permitiu a ambos investigar durante meses, nos anos de 1978, os movimentos da organização criminosa que pregava a hegemonia ariana nos Estados Unidos.

Literalmente, Ron Black é a voz, e o Ron White é o corpo do plano. Em suas conversas telefônicas com os líderes da KKK, Ron é muito convincente, utiliza uma linguagem irretocável, que desperta a confiança dos líderes racistas. Já nos encontros ao vivo, nos diversos “testes” de aprovação, e nas reuniões de planejamento das “ações”, o segundo Ron, com habilidades, mantém a farsa viva  que garante a credibilidade à estratégia incomum.

A trama é muito bem construída. Além de mostrar os detalhes da operação secreta bancada pela polícia do Colorado, o filme retrata ativistas importantes do movimento negro norte-americano, revela o cotidiano e a visão segregacionista dos membros da Klan, e ilumina também os conflitos existências dos personagens que incorporam os dois Ron Stallworth.

Com equilíbrio, o talentoso diretor coloca os dedos nas feridas, mas deixa claro que a superação do racismo norte-americano, um desafio ainda não alcançado, é uma responsabilidade de negros e brancos, que pode ser construído lado a lado, em prol da justiça social, do respeito à dignidade da vida, por cidadãos comprometidos com a construção de uma nação que valoriza verdadeiramente as diversidades humanas. Por aqui, fico. Até a próxima.

Serviço:

Infiltrado na Klan, Estados Unidos da América

Diretor: Spike Lee

Elenco: Alec Baldwin, Ashlie Atkinson, Adam Driver, John David Washington, Laura Harrier, Topher Grace

Gênero: Biografia, Drama. Policial

Duração: 128 minutos

https://www.youtube.com/watch?v=ie339j2Qeog

(#Envolverde)