Preservar o bem natural mais precioso de todos e melhorar a qualidade de vida das pessoas são duas das missões da Danone. O projeto Livelihoods-Caruanas une esses dois objetivos um uma única iniciativa.
O Livelihoods-Caruanas se concentra na proteção e na preservação da água por meio da promoção de agricultura orgânica familiar e uso sustentável da terra. Com o desenvolvimento da atividade agrícola em uma área considerada vulnerável, é possível oferecer melhores condições de renda aos produtores e aprimorar os territórios rurais da região.
“Com o trabalho do Livelihoods-Caruanas, pretendemos criar o maior polo de produção orgânica do Rio de Janeiro. Queremos que a região se desenvolva de forma sustentável, unindo as questões ambientais às sociais. Com a atuação no local, será possível proteger a bacia hidrográfica e sua biodiversidade, bem como aumentar a renda dos produtores, de forma a que seja equivalente ou superior à recebida em áreas urbanas”, diz Ligia Camargo, Head de Sustentabilidade e Comunicação da Danone.
Os produtores passam por treinamento técnico, que vai desde o manejo de água até produção agroecológica, e recebem um completo kit composto por 52 itens para que possam trabalhar a terra de forma orgânica. Por fim, também têm apoio para a comercialização do que é produzido. O projeto Livelihoods-Caruanas existe devido ao apoio do Fundo Livelihoods, fundo de investimento de impacto suportado por empresas privadas, entre elas a Danone, em parceria com Bonafont e Sebrae/RJ.
Consumo consciente de recursos hídricos na Danone
A Danone tem um trabalho global de redução do seu consumo de água em sua cadeia produtiva. Como exemplo disso, em 2018 a divisão de Águas da Danone já atingiu a meta – que estava planejada para 2020. A divisão utilizou em sua linha de produção e operações o total de 1.3 litros de água para cada litro de bebida produzida. Inspirada pelo feito, a Danone Águas se desafia em usar ainda menos água: 1.25 litros para cada litro de bebida produzida e em suas operações para o período de 2020.
Além da redução do uso de água em suas operações, a Danone também incentiva seus colaboradores a economizar recursos por meio de iniciativas internas. A preservação de recursos hídricos faz parte da visão da Danone de que a saúde das pessoas e a saúde do planeta estão interligadas. Todas as fábricas possuem um sistema de gerenciamento de recursos hídricos que consiste em análises técnicas rigorosas do meio físico e qualidade do recurso.
Além de iniciativas de preservação da água, a Danone também atua em outros programas que impactam positivamente o clima, a agricultura sustentável e o ciclo de vida de suas embalagens.
Saiba mais sobre o Livelihoods-Caruanas:
http://www.livelihoods.eu/projects/brazil-a-large-organic-food-production-hub-to-preserve-water/
Sobre a Danone
O Grupo Danone é um dos líderes mundiais no setor de alimentos e reúne três divisões: Lácteos e bebidas à base vegetal, Águas e Danone Nutricia. Sempre de forma inovadora e saborosa, a Danone está presente em mais de 140 países nos cinco continentes, conta com mais de 100 mil colaboradores e 190 fábricas. Presente no Brasil há mais 45 anos, desde o lançamento do primeiro iogurte com polpa de frutas à variedade de opções dos dias de hoje, a Danone revolucionou os hábitos de consumo e conquistou o paladar dos brasileiros, consolidando-se como sinônimo não só de iogurte, mas também de nutrição, saúde, qualidade e inovação. Por meio de projetos e mobilização de parceiros (governo, entidades privadas e públicas), deseja conscientizar sobre a importância de uma dieta balanceada e a prática de atividades físicas. No Brasil o portfólio é composto por marcas de sucesso como Activia, Danoninho, Bonafont, Sustain, Souvenaid, entre outros.
(#Envolverde)