Alcançar uma economia circular com a tecnologia de classificação de minérios baseada em sensores da TOMRA
Diante das mudanças climáticas, os apelos a uma agenda de crescimento sustentável são cada vez mais urgentes. Em março passado, a Comissão Europeia anunciou seu Plano de Ação para Economia Circular como um dos principais blocos do Acordo Verde da Europa. Este novo plano de ação da UE promove a ideia de uma economia circular e promove processos sustentáveis ao longo de todo o ciclo de vida dos produtos, com o objetivo de garantir que os recursos utilizados permaneçam em uso pelo maior tempo possível. O plano concentra-se nos setores que utilizam mais recursos e onde o potencial de circularidade é alto, muitos dos quais contam com a indústria de mineração para suas matérias-primas.
A mineração desempenhará um papel vital, pois os recursos primários continuarão sendo necessários devido ao crescimento da população e ao aumento do consumo per capita, e porque é impossível fechar o ciclo. Eles também são usados para aplicações modernas em produção de energia e produtos de alta tecnologia. Além disso, as metas de desenvolvimento sustentável que as Nações Unidas estabeleceram para 2030 estão impulsionando o desenvolvimento de tecnologias verdes que usam uma variedade de minerais. As empresas de mineração precisarão se adaptar à medida que seus clientes mudarem para uma abordagem de economia circular e terão um papel fundamental a desempenhar nessa transição.
Desafios e oportunidades para as empresas de mineração
O desenvolvimento de uma economia circular na mineração apresenta desafios e oportunidades para as empresas de mineração. Tem o potencial de abordar a escassez de recursos minerais, o desperdício de recursos e a poluição ambiental, gerando benefícios econômicos.
A abordagem da economia circular prioriza a reutilização de materiais em vez de extrair novas matérias-primas. No entanto, a necessidade de materiais virgens permanece e, onde quer que sejam usados, sua pegada deve ser a menor possível.
Além disso, empresas de todos os setores estão sob pressão para reduzir seu impacto ambiental. Isso conduzirá a um aumento na demanda por produtos minerados de forma sustentável, o que representa um desafio para as empresas de mineração, mas também abre novas oportunidades.
Para reduzir a área de cobertura dos produtos que eles oferecem, as empresas de mineração precisarão encontrar maneiras de maximizar a eficiência de suas operações, a fim de minimizar o uso de energia e outros insumos, enquanto reduzem o desperdício o máximo possível.
A Dra. Mathilde Robben, Gerente de Contas da TOMRA Sorting Mining, comentou: “As mudanças climáticas e a busca por energia sustentável estão moldando a economia global do futuro, impulsionando a transição de um modelo de economia linear para circular. O setor de mineração já está se adaptando e mudando para uma abordagem de Mineração Verde. Como grande consumidor de energia, água e produtos químicos, é um excelente exemplo de setor em que muito pode ser feito para reduzir o impacto no meio ambiente. No entanto, é vital que consiga esse movimento em direção a práticas sustentáveis sem perder de vista a rentabilidade. As avançadas tecnologias de triagem baseadas em sensores da TOMRA abordam os principais desafios que o setor de mineração enfrenta atualmente, como declínio do nível de produção e cada vez mais difícil acesso a jazidas de minério, aumento dos custos de energia e mão-de-obra e aumento da responsabilidade ambiental, além de oferecer uma solução altamente econômica. para que as operações de mineração participem da economia circular e aproveitem ao máximo as novas oportunidades que ela traz”.
O papel da classificação baseada em sensores na economia circular de mineração
Ao investir em novas tecnologias, como a classificação baseada em sensores da TOMRA, as empresas de mineração podem adotar novas abordagens para extrair commodities naturais de maneira eficiente em termos de energia e conservação de recursos.
A instalação de máquinas de triagem de minério nos estágios iniciais do processo tem o potencial de aumentar a produtividade por meio de maior eficiência, como Fred Earnest, Presidente e CEO da Vista Gold Corporation, experimentou com um classificador TOMRA XRT: “Como estamos processando menos material, agora podemos fazer um tamanho mais fino. Com uma moagem mais fina, nossa recuperação de ouro aumentou. Isso resultou em melhorias em 10%; nosso grau de alimentação para a usina passou de 0,84 g / t para agora 0,91 g / t. Conseguimos tudo isso em uma base neutra de capital”.
A tecnologia de classificação baseada em sensor também pode aumentar significativamente a eficiência em termos de recursos de entrada, como energia, água e reagentes de processo por tonelada de produto. Isso reduz significativamente a pegada ambiental da operação. Além disso, em um ambiente em que a competição por recursos com outras partes interessadas, como comunidades e agricultura, é cada vez mais acirrada, isso pode se tornar um fator determinante para obter a licença social para operar.
A moagem é a parte que consome mais energia do processo de produção, e a triagem baseada em sensores comprovou reduzir o consumo de energia em cerca de metade, com um consequente corte nas emissões de CO2. Isso também resulta em uma área menor para a operação e reduz o desperdício de material.
A triagem de minério baseada em sensores da TOMRA pode contribuir para práticas de economia circular no nível da mina através de um gerenciamento proactivo de lixões de mineração e prolongando a vida útil de sua operação. Essa tecnologia pode recuperar minério valioso, mesmo de depósitos ou lixões subeconômicos, transformando resíduos marginais em valor, aumentando seu impacto significativo na sustentabilidade e na lucratividade da mina.
Essa foi a experiência da empresa de engenharia e gerenciamento de projetos P2E Consulting, que encomendou um classificador TOMRA X-Ray Transmission para substituir uma planta DMS de separação de tambor existente nas minas Eastern Chrome na África do Sul: “O classificador TOMRA XRT é usado para classificar o material Under Value (UV) com um teor de cabeça de 20% a 28%, para produzir um produto vendável com um teor mínimo de 38% de Cr2O3. Isso é feito de maneira eficiente e com baixo custo de produção (COP), alcançando graus superiores a 40% de Cr2O3 e recuperações em massa de 25 a 30% de resíduos escalpados, resultando em cromo nos resíduos de até 12%. Não havia uso de água e não precisávamos gastar em reagentes caros; portanto, estamos produzindo o produto Small Lumpy por aproximadamente 50% do custo em comparação com uma planta de DMS”.
As empresas de mineração estão repensando seus modelos operacionais e de negócios para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e atender às demandas de seus clientes à medida que passam para os modelos de economia circular. As tecnologias de classificação baseadas em sensores da TOMRA podem ajudá-los a participar da economia circular com as práticas da Mineração Verde e a aproveitar ao máximo as oportunidades que ela cria. Suas soluções, que variam de processos minerais industriais a triagem de pedras preciosas, metais ferrosos e não ferrosos, outros combustíveis e escória, estão em operação em todo o mundo, cada uma contribuindo para prolongar a vida útil das operações de mineração, aumentando o valor derivado de depósitos e produtividade e reduzindo a pegada ambiental das empresas de mineração e de seus clientes.
Sobre a TOMRA Sorting Mining
TOMRA Sorting Mining projeta e fabrica tecnologias de classificação baseadas em sensores para as indústrias globais de processamento mineral e mineração.
Como líder mundial no mercado de classificação de minério com base em sensores, a TOMRA é responsável pelo desenvolvimento e engenharia de tecnologia de ponta para resistir a ambientes severos de mineração. A TOMRA mantém seu foco rigoroso em qualidade e pensamento voltado para o futuro com tecnologia sob medida para mineração.
Sobre a TOMRA
A TOMRA foi fundada com uma inovação em 1972 que começou com o projeto, fabricação e venda de máquinas de venda reversa (RVMs) para coleta automatizada de embalagens de bebidas usadas. Hoje, a TOMRA fornece soluções lideradas por tecnologia que permitem a economia circular com sistemas avançados de coleta e classificação que otimizam a recuperação de recursos e minimizam o desperdício nas indústrias de alimentos, reciclagem e mineração.
A TOMRA tem ~ 100.000 instalações em mais de 80 mercados em todo o mundo e teve uma receita total de ~ 9.3 bilhões NOK em 2019. O Grupo emprega ~ 4.500 globalmente e é listado publicamente na Bolsa de Valores de Oslo (OSE: TOM). Para mais informações sobre a TOMRA, consulte: www.tomra.com
Para mais informação sobre a TOMRA Sorting Mining visite: www.tomra.com/mining ou nos siga no LinkedIn, Twitter or Facebook.