Com 206 urnas espalhadas pelo Brasil, o Movimento ReCiclo, somente em 2023, garantiu a destinação correta para mais de 57 mil peças usadas
O Movimento ReCiclo, programa da C&A que visa garantir a correta destinação de peças usadas, completa seis anos neste mês com o marco de 270 mil peças arrecadadas, o que equivale a 80 toneladas em roupas usadas. Somente em 2023, já foram recolhidas 28 toneladas em um total de 57 mil unidades arrecadadas. O programa foi criado em 2017 e, atualmente, está presente em 206 lojas da C&A espalhadas por todas as regiões do Brasil.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e da Confecção (Abit), todos os anos, cerca de 170 mil toneladas de resíduos têxteis são descartadas de forma incorreta no lixo comum. “O volume de descarte de peças usadas é enorme no país e trabalhamos cada vez mais nos processos de confecção, produção e no fim de uso para mudar essa realidade. A existência do Movimento ReCiclo nos ajuda a cumprir com nossa missão de oferecer uma moda mais positiva para nossas clientes e para a sociedade como um todo”, destaca Cyntia Kasai, gerente-executiva de ASG na C&A.
Ao depositar uma peça nas urnas verdes do programa, abrem-se três possíveis caminhos para destinação: upcycling, por meio da recuperação das fibras de tecido das peças descartadas, dão origem a um novo produto, reciclagem ou doação. Mais 10 mil peças foram para upcycling, quase 25 mil foram enviadas para reciclagem e mais de 37 mil peças em boas condições, foram doadas para instituições parcerias.
As doações são realizadas em parceria com o Instituto C&A – o pilar social da C&A Brasil há mais de 30 anos – que distribuem essas roupas em bom estado para instituições e para ajudas humanitárias em crises ambientais, sociais ou sanitárias. Desde 2021, a C&A também lança cápsulas da coleção de jeans circular, proveniente do reaproveitamento de peças coletadas das urnas e sobras da produção. Além disso, rendeu o Prêmio destaque Eco Amcham 2022 para a C&A.
Hoje, o Movimento ReCiclo é uma iniciativa estratégica consolidada da C&A e todas as novas lojas inauguradas já nascem com ele. Além do descarte têxtil, as clientes podem também descartar corretamente frascos e embalagens vazias de cosméticos e eletrônicos, e os itens coletados são descartados por uma empresa parceira da C&A, que garante o descarte ambientalmente adequado.
“O convite está feito. Todos os clientes que quiserem participar desse movimento por uma moda mais positiva, podem ir em uma das 206 lojas e depositar nas nossas urnas do Movimento Reciclo suas peças de roupas que não desejam mais independentemente do estado da peça e da marca”, finaliza Cyntia.
Entenda todo o processo:
Sobre a C&A Brasil
A C&A é uma empresa de moda focada em propor experiências que vão além do vestir. Fundada em 1841 pelos irmãos Clemens e August na Holanda, a C&A entende e defende a moda como um dos mais fundamentais canais de conexão das pessoas consigo mesmas, com todos à sua volta e, por isso, coloca os seus clientes no centro da estratégia. Uma das maiores varejistas de moda do mundo, a C&A chegou ao Brasil em 1976 quando inaugurou a sua primeira loja no shopping Ibirapuera, em São Paulo (SP). Atualmente, a companhia opera em 334 lojas em todo o território nacional, além do seu E-commerce. Listada na bolsa brasileira (B3) desde outubro de 2019, a C&A é pioneira em diversas inovações em seu segmento a partir da oferta de serviços e soluções digitais e omnicanais, visando ampliar experiência on e offline dos seus clientes. Com cerca de 15 mil associados em todo o país e presente na vida de um milhão de clientes por dia, a empresa se destaca ainda por oferecer uma moda jovem, inovadora, diversa e inclusiva para mulheres, homens e crianças. Te convidamos a conhecer mais sobre a C&A em sala de imprensa.
(Envolverde)