Para falar do ODS 12, Consumo e Produção Sustentáveis, o “Diálogos Envolverde, Maratona ODS” ouviu Larissa Kurok, engenheira ambiental e analista de Conteúdos e Metodologia do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente.
Larissa enxerga que os principais desafios, principalmente na meta 12.1, estão ligados a encontrar uma liderança que consiga reunir governos do mundo inteiro com ideais, necessidades e políticas diferentes para que seja criado um mecanismo para disseminar o que foi consolidado para outros países, principalmente os em desenvolvimento, que nem sempre têm a produção e o consumo sustentáveis como prioridade.
“Enquanto alguns países estão lutando para conseguir uma segurança alimentar, acesso à água e saneamento básico, algumas outras coisas acabam sendo deixadas de lado e é por isso que precisamos desenvolver um pouco mais essa liderança para conseguir ajudar esses países ainda em desenvolvimento a implementar essas políticas dentro dos países”, explica a especialista.
A entrevistada acredita que podemos ter um avanço significativo na questão da gestão de recursos naturais até 2030, em parte graças à aceleração do modelo de economia circular nos últimos anos, mas reforça que ainda é preciso um rompimento das barreiras estruturais e culturais.
Ela também falou sobre desperdício de alimentos, papel dos consumidores neste cenário, uso de agrotóxicos, conscientização das empresas, compras públicas, entre outros assuntos pertinentes ao tema.