Para falar do ODS 14, Vida na Água, o “Diálogos Envolverde, Maratona ODS” ouviu Paulina Chamorro, jornalista e co-fundadora da Liga das Mulheres pelo Oceano.
Paulina destacou a importância dos oceanos para a vida das pessoas e para o planeta, mencionando que, na avaliação dela, o grande “pulmão do mundo” são eles, já que nos fornecem, por exemplo, oxigênio por meio da evaporação, alimentos e equilíbrio climático.
“A gente conhece mais da lua do que do próprio oceano, então a gente precisa entender no que ele impacta, já que ele é predominante na nossa vida e no equilíbrio do planeta. Sabemos apenas 10% de tudo o que o oceano poderia nos colocar, o suficiente para sabermos que estamos trilhando um caminho de um impacto muito grande”, alerta a jornalista.
Entre as principais consequências que as atitudes dos seres humanos têm nos oceanos, ela cita as poluições hídrica, plástica e por agrotóxicos. Além de inúmeros impactos causados pela exploração excessiva da pesca e dos recursos minerais.
A convidada também comentou sobre a chamada “Década da Ciência Oceânica”, iniciada neste ano, sobre a experiência de percorrer do Oiapoque ao Chuí em um veleiro, conservação das zonas costeiras, entre outras questões.
A especialista aposta na comunicação como uma importante ferramenta para conscientizar a população sobre como as atitudes do dia a dia refletem diretamente nos oceanos e reforça que as previsões apontadas pelos estudiosos não se tratam de “futurologia” e sim de algo embasado em pesquisas, e que isso tudo precisa ser traduzido de maneira acessível e confiável para todas as pessoas.