As federações das indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e de São Paulo (Fiesp), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, criarão um espaço de convivência intitulado Humanidade 2012, para a realização de discussões públicas para garantir melhores condições de vida em todo o planeta com crescimento econômico, inclusão social e respeito ao meio ambiente.
O evento, marcado para os dias 11 a 22 de junho, no Forte de Copacabana, é uma das ações realizadas em paralelo à Rio+20. Os organizadores estimam cerca de dez mil participantes por dia.
O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, afirmou que a iniciativa pode aproximar o conceito da conferência e a população, uma vez que a reunião de cúpula será fechada ao público. “A ideia é ter um espaço de portas abertas, para que as pessoas possam visitar”, comentou Skaf em entrevista coletiva.
O evento também pode ser considerado um fórum democrático da sustentabilidade, que vai oferecer seminários, oficinas e exposição artística para a reflexão de temas como a intervenção do homem no mundo, as grandes catástrofes, o conhecimento humano e as diversidades humana e ambiental do país.
Entre as atividades previstas para o Humanidade 2012, destaque para a presença dos prefeitos das maiores cidades do mundo durante a C-40 (Cities Climate Leadership Group), reunião de cúpula dos mandatários de 40 metrópoles a fim de discutir as mudanças climáticas e garantir que haja crescimento econômico aliado a ações mais sustentáveis.
– Fique por dentro da programação completa do Humanidade 2012 –
* Publicado originalmente no site EcoD.