Autoridades da Liga Árabe informaram que o alto diplomata líbio, Ali Tikri, renunciou ao cargo de conselheiro do ditador Muammar Kadhafi. Esta é mais uma pessoa próxima ao coronel a abandonar o regime.
Ele renunciou, mas não anunciou se vai passar a apoiar os rebeldes que desejam derrubar o ditador. Tikri é ex-ministro das Relações Exteriores e das Relações Africanas, e já representou a Líbia na Organização das Nações Unidas (ONU) e na França.
Neste domingo (3), o vice-ministro líbio das Relações Exteriores, Abdelati Laabidi, responsável pelos contatos com os países europeus, viajou à Tunísia, segundo informações da agência estatal do país.
No entanto, segundo a agência de notícias “Reuters”, depois de chegar à fronteira, no posto de Ras Jdir, em um veículo oficial líbio com escolta, Laabidi teria embarcado em um voo para a Atenas, na Grécia, enquanto o comboio seguiu para Djerba.
A viagem do vice-ministro levanta suspeitas de que ele possa estar deixando o governo de Kadhafi, pressionado pelos militantes antigoverno e pela ação militar da Otan para deixar o poder.
Com informações do portal de notícias G1 e de agências internacionais.
*Publicado originalmente no site da Agência Rio.