ODS6

AMA alcança todo o semiárido e ajuda mais de 35 mil pessoas a ter acesso à água potável

Alagoas, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Sergipe finalizam a lista que contempla nove estados da região

AMA, água mineral da Ambev, vai beneficiar quatro novos estados com projetos de acesso a água potável. Alagoas, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Sergipe estão definindo os parceiros locais e as escolas que receberão as iniciativas que levam água de qualidade para as famílias da região que mais sofrem com a seca no país. Com o início desses projetos, AMA firma presença em todos os estados do semiárido brasileiro, em pouco mais de um ano e meio de existência.

Graças aos recursos provenientes das vendas de AMA, que somam um lucro de R$ 2,8 milhões, foi possível levar água para mais de 35 mil pessoas desde o início do projeto, nos nove estados que compreendem a região do semiárido. Desenvolvida pela Cervejaria Ambev, AMA, o primeiro negócio 100% social, possui atualmente 28 projetos em cinco estados – Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Piauí.  Os projetos de Alagoas, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Sergipe serão iniciados em janeiro do ano que vem.

Em cada comunidade é feito um diagnóstico para entender a causa principal do problema e como é possível ajudar. As soluções variam de acordo com cada caso e incluem a perfuração de poços profundos para captação de água, placas solares para baratear o custo de distribuição e também garantir a sustentabilidade ambiental, revitalização de sistemas de distribuição que estavam inoperantes, construção de cisternas em escolas, juntamente com sistemas de reuso de águas cinzas, manejo de hortas e capacitações em meio-ambiente. Realizados em parceria com a Fundação Avina, organização não-governamental focada em desenvolvimento sustentável, os projetos são implementados por parceiros locais, com o envolvimento das comunidades, visando a sustentabilidade do sistema e também a conscientização da população quanto ao uso e cuidados com a água.

“Estar presente em todos os estados do semiárido, com tão pouco tempo de existência, tem um gostinho de vitória que pode ser comparado ao gostinho de um copo de água para quem tem sede. No início de 2019, alcançaremos 35 mil pessoas que terão acesso a esse copo de água, a um banho de chuveiro, a regar a horta da escola, entre outras atividades tão básicas, mas tão grandiosas para quem viveu durante muitos anos com escassez hídrica. E vamos continuar crescendo, apoiando cada vez mais projetos, contribuindo cada vez mais para a causa do acesso à água. Essa vitória é nossa como companhia, mas também de todos os consumidores que escolhem AMA”, comemora Carla Crippa, diretora de sustentabilidade da Cervejaria Ambev.

AMA pode ser encontrada para venda em garrafas de 500ml em redes de supermercados, bares e restaurantes nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, Pernambuco e no Distrito Federal. É possível comprar, de qualquer lugar do país, também pelo site www.emporio.com/ama

Sobre AMA

AMA é parte do sonho da Cervejaria Ambev de unir as pessoas por um mundo melhor. No fim de 2015, o time de sustentabilidade da Ambev deu início à busca por um novo projeto para expandir seus programas de preservação e uso consciente de água. Depois de reunir diversas áreas da empresa e fazer uma parceria com o Yunus Corporate Action Tank, promovido pela Yunus Negócios Sociais, que estimula as empresas a pensarem em negócios que já nascem para resolver um problema social, surgiu a ideia de criar uma água engarrafada que tivesse 100% dos lucros investidos no acesso à água potável.

Com o lançamento da AMA em março de 2017, a cervejaria contribui para que o sexto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU seja concretizado: garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos. De forma totalmente transparente, todas as etapas do projeto AMA são apresentados por meio de uma plataforma digital (www.aguaama.com.br) com todas as informações do produto, prestação de contas periódicas sobre o lucro obtido com as vendas, investimentos e andamento de cada projeto. (#Ambev)