Ser feliz faz bem à saúde. Mas um estudo mostra por que uma boa risada – daquelas de doer a barriga – faz bem a você, principalmente na companhia de seus amigos. Os resultados foram publicados no periódico Proceedings of the Royal Society B.
De acordo com o autor do estudo, Robin Dunbar, da Universidade de Oxford, no Reino Unido, quando damos risada exalamos repetidamente sem fôlego um mecanismo involuntário que só parece acontecer em seres humanos. Este esforço físico nos deixa exaustos e desencadeia a liberação de endorfinas de proteção, uma das substâncias químicas complexas, e neuropeptídeos do cérebro, que regulam a dor e promovem sentimentos de bem-estar.
A equipe descobriu que assistir a apenas 15 minutos de comédia na companhia de amigos aumentou a resistência à dor em cerca de 10%.
O estudo levou cerca de dez anos. Para chegar aos resultados, Dunbar e sua equipe realizaram diversos testes nos quais buscaram estabelecer relação entre o riso e o limiar da dor. Em um deles, por exemplo, convidando voluntários a assistirem programas de comédia na televisão e medindo, antes e depois, sua resistência à dor.
Outros estudos sugerem que atividades sociais como tocar música, dançar ou participar de rituais religiosos produzem um estado de “euforia” que também libera endorfina de forma semelhante. Para o autor, ainda são necessárias mais pesquisas sobre o assunto.
Com informações da University of Oxford.
* Publicado originalmente no site O que eu tenho.