Bernardinho e Unilever revelam os primeiros resultados do Desafio Sunlight

Foto: https://www.projectsunlight.co.in
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Companhia desafiou 13 famílias a mudarem seus hábitos em casa e a viverem de maneira mais sustentável; Embaixadoras da campanha, as famílias do técnico de vôlei Bernardinho e da blogueira Mariana Belém compartilham dicas e aprendizados.

“Foi surpreendente o que a gente conseguiu aprender e mudar em nossas atitudes”, afirmou o técnico Bernardo Rezende, o Bernardinho, ao participar do Desafio Sunlight, programa da Unilever que está desafiando famílias brasileiras a viverem de modo mais sustentável, ao mesmo tempo em que se divertem. Ao lado da esposa Fernanda Venturini, e das filhas Júlia e Vitória, Bernardo faz parte de um time de pais e crianças de outras 13 famílias de todo o Brasil que está sendo incentivado a fazer uma série de atividades divertidas e criativas focadas em temas de sustentabilidade como higiene, desperdício e reciclagem.

Lançado em maio, o Desafio Sunlight faz parte do projeto global da companhia – o Project Sunlight, que tem como objetivo inspirar famílias a mudarem seus hábitos e colaborar para um futuro melhor para todas as gerações. “A Unilever acredita que as crianças são a chave para inspirar famílias a aprenderem, no dia a dia, que é possível viver em um mundo mais saudável e sustentável”, descreve Bruno Carramenha, gerente de marketing corporativo da Unilever.

A experiência do Desafio Sunlight se torna mais enriquecedora quando compartilhada – e é o que a família do treinador fez com o primeiro desafio, a reciclagem. “Queremos dividir com o Brasil tudo o que aprendemos nessa atividade e trabalhar a reciclagem foi o primeiro “saque” para uma grande mudança aqui em casa”, afirma Bernardinho. O vídeo pode ser visto no link: http://youtu.be/rkiLdB_lDW8.

Segundo Bernardinho, a família ficou muito contente em receber o convite. “Quando soubemos que o objetivo é inspirar famílias a viverem de modo mais sustentável, ao mesmo tempo em que criam um futuro melhor para os filhos, imediatamente nos identificamos”, contou o técnico.

Os primeiros resultados 

Na reta final do Desafio, que encerra no dia 28 de setembro, as famílias já mostram fortes sinais de mudanças nos seus hábitos. Pequenas atitudes, como reaproveitar os alimentos que seriam descartados, trabalhar o aspecto nutricional nas receitas, aprender a separar os materiais que são recicláveis ou reforçar a limpeza em casa, já fazem parte do dia a dia.

Os desafios mais “populares” entre elas são os que envolvem alimentação e atividades lúdicas. “Além do aprendizado, eles resgatam o ‘momento família’ e criam diversas oportunidades de convivência entre pais, filhos e irmãos – e que muitas vezes são perdidos por causa do ritmo de vida atual, o uso excessivo da tecnologia, entre outros”, afirma a blogueira Mariana Belém, mãe da Laura, de quatro anos, e esposa de Cristiano Saab. “No 4º desafio sobre refeição sem desperdício, em que escolhemos a laranja para ser nosso ingrediente especial, foi a Laura quem escolheu a receita. Eu e o Cristiano cozinhamos e no fim todos nós devoramos os bolinhos juntos”, conta.

Outra atividade que ganhou interesse das famílias foi a “caça aos germes”, quando tiveram de abusar da criatividade para tornar visível uma ameaça invisível. “O desafio foi muito importante para entendermos que a saúde começa dentro de casa e queprecisamos ser mais eficientes na limpeza. Isso não significa limpar muito, mas limpar sempre da forma correta.A família Belém também entendeu bem o recado. “Limpar a casa pode ser uma tarefa chata, mas saber que é possível deixá-la livre de germes com atitudes práticas e mais sustentáveis, como o uso de cloro gel, que rende três vezes mais do que a água sanitária comum, para a limpeza dos ralos e do vaso sanitário, pode facilitar muito o dia a dia”, ressalta Mariana Belém.

Uma das grandes conquistas observadas até o momento foi o entendimento das famílias sobre o que é viver de maneira sustentável. “Definiríamos, atualmente, o conceito de “nova sustentabilidade” como algo além de questões naturais (ambientais e ecológicas), mas também considerando o âmbito social, empresarial, ou seja, é um estilo de vida, que busca equilíbrio e qualidade, em que o benefício do todo também entrega uma melhor condição de viver”, completa a família Hoy, de Porto Alegre.

 

Como participar do Desafio Sunlight

O Desafio Sunlight é aberto a todos. Aqueles que desejarem participar podem fazê-lo seguindo três passos simples:

1.         Acessar www.projectsunlight.com.br  e assistir ” O olhar das crianças sobre as coisas ” e ler a respeito das diferentes atividades que estão disponíveis como parte do Desafio Sunlight;

2.         Escolher uma ou mais atividades para completar. Os desafios propostos são pequenas atitudes positivas para um estilo de vida sustentável em sua casa;

3.         Compartilhar suas histórias pessoais e dicas nos canais online do Project Sunlight (www.projectsunlight.com.br), Facebook, YouTube e Twitter, usando a hashtag  #futuromelhor.

 

Sobre o Project Sunlight

O Project Sunlight é uma iniciativa de longo prazo da Unilever para motivar milhões de pessoas a viverem de modo mais sustentável, inspirando-as a construírem um futuro melhor para as crianças. O projeto busca criar uma comunidade crescente de pessoas que acreditam ser possível construir um mundo onde todos vivam bem e de maneira sustentável, sem comprometer as necessidades das gerações futuras. Em 2013, o Project Sunlight ajudou a criar um futuro melhor para dois milhões de crianças nos Estados Unidos, Reino Unido, Brasil, Índia e Indonésia e inspirou mais de 70 milhões de pessoas em todo o mundo a viverem de modo mais sustentável. Elas acessaram www.projectsunlight.com.br e se comprometeram com a mudança.

Sobre a Unilever

Presente no Brasil há 85 anos, a Unilever é uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo. Fabricante de produtos de higiene pessoal e limpeza, alimentos e sorvetes, a companhia tem operações em 190 países. Está presente em 100% dos lares brasileiros, e, ao longo de um ano, seus produtos atingem, mensalmente, 46 milhões de domicílios. Todos os dias 2 bilhões de pessoas usam ao menos um produto Unilever em algum lugar do mundo.

São mais de oito décadas de sucesso, conquistas, convívio e relacionamento com o consumidor, antecipando desejos, atendendo necessidades e construindo marcas consagradas como Omo, Comfort, Fofo, Seda, TRESemmé, Lux, Kibon, Hellmann’s, Arisco, Knorr, Becel, Maizena, AdeS, Dove, Axe, Close Up e Rexona, entre outras. Por ano, a Unilever renova 70% do seu portfólio e é líder de mercado em 10 das 13 categorias em que atua.

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