Chamada pública seleciona projetos de conservação da natureza no Sul e no Sudeste

natureza2

Inscrições para o apoio financeiro já estão abertas e seguem até 31 de agosto. Podem concorrer inciativas realizadas no Pampa, nos Campos Sulinos ou na Floresta com Araucárias

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza está com seu tradicional Edital de Apoio a Projetos de Conservaçãoaberto, recebendo inscrições até 31 de agosto. A chamada pública seleciona inciativas no Bioma Pampa, no Rio Grande doSul; nos Campos Sulinos, que ocorrem nos três estados do Sul brasileiro; além daquelas realizadas na Floresta com Araucárias, com remanescentes em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O Edital é realizado pela Fundação Grupo Boticário desde 1991, com duas chamadas anuais. A partir desta edição, a segundachamada de cada ano será regionalizada, enquanto as chamadas dos primeiros semestres continuarão selecionando inciativas em todo o Brasil. “O objetivo é concentrar esforços em áreas prioritárias para a conservação e que necessitam de ações urgentes, permitindo que as iniciativas selecionadas se complementem mais facilmente, em virtude da proximidade de atuação”, explica a diretora executiva da instituição, Malu Nunes. Instituições de todo o país podem inscrever projetos.

As linhas de apoio do Edital e o processo de inscrição estão disponíveis na seção ‘Editais’ do site www.fundacaogrupoboticario.org.br. Para detalhes adicionais, basta encaminhar um e-mail para edital@fundacaogrupoboticario.org.br.

Conservação do centro-sul brasileiro

Tanto o bioma quanto os ecossistemas que são focos da chamada pública necessitam de ações para sua conservação. A Floresta com Araucárias está quase extinta, sofrendo principalmente com a extração ilegal de madeira. Os remanescentes estão no Paraná, em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul, além de áreas elevadas do Sudeste brasileiro: noroeste do Rio de Janeiro, Sul de Minas Gerais e Sudeste de São Paulo.

Os Campos Sulinos, associados a essa floresta, são áreas planas com predominância de vegetação campestre e de altitude elevada. Os principais desafios que enfrentam são a conversão de áreas nativas para monocultura de soja ou para a silvicultura (cultivo de árvores como pinus e eucaliptus) que abaste a indústria de celulose.

O Bioma Pampa, que ocupa cerca de 63% do Rio Grande do Sul e, no Brasil, está restrito a esse estado é o menos representativo no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), contado com poucas áreas protegidas. Seriamente ameaçado pela progressiva expansão de atividades agropecuárias, restam apenas 38% desse Bioma.

Sobre a Fundação Grupo Boticário – A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, a atuaçãoda Fundação Grupo Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento. Desde a sua criação, a Fundação Grupo Boticário já apoiou 1.397 projetos de 480 instituições em todo o Brasil. A instituição mantém duas reservas naturais, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país.  Outra iniciativa é um projeto pioneiro de pagamento por serviços ambientais em regiões de manancial, o Oásis.

Sobre o Grupo Boticário: Constituído em 2010, o Grupo Boticário é uma referência internacional no varejo de beleza. Controla quatro unidades de negócio: O Boticário; Eudora; quem disse, berenice?; e The Beauty Box, e é mantenedor da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Está presente em sete países e conta com uma força de trabalho composta por sete mil colaboradores diretos que acreditam que beleza não é o que a gente sonha, imagina ou quer. Beleza é o que a gente faz. Na internet: Site/ Twitter/Facebook .