Arquivo

Dica de Sustentabilidade - Brinquedos reciclados para as crianças

Qualquer objeto pode virar brinquedo nas mãos de uma criança, e o que conta é a imaginação e a brincadeira. Já que o objetivo é se divertir, uma ótima sugestão para o dia das crianças é deixar a garotada fabricar os seus próprios brinquedos utilizando materiais recicláveis ou sucatas que seriam descartados no meio ambiente.

Todos sabemos que as crianças, hoje, já nascem em meio a muita tecnologia. Porém, é necessária uma atenção especial à convivência social e à atividade física das nossas crianças. Para isso, aproveite esse Dia das Crianças para se divertir à moda antiga com os seus filhos. Assim você também educa os pequenos ecologicamente, com muita criatividade.

Veja abaixo algumas dicas para o Dia das Crianças.

– Faça um bambolê

Os bambolês são bem fáceis de fazer em casa. Você só precisa de uma mangueira de gás – em média 1,5 metro –, e unir as pontas prendendo com fita crepe. Você também pode colocar sementes ou pequenas pedras no interior, para que o brinquedo tenha som.

– Cama de gato

Material necessário: um pedaço de barbante e duas pessoas. É só isso que precisa para brincar de cama-de-gato.

A brincadeira é feita em muitos lugares do mundo. Amarre as pontas de um pedaço de barbante de uns 70, 80 centímetros, dependendo do tamanho das mãos. Forme um retângulo com o barbante e estique-o separando as mãos uma da outra. Daí traga a mão direita para dentro do retângulo, de forma que o barbante dê uma volta na mão e separe as mãos, esticando o barbante. O mesmo com a mão esquerda. Então o barbante vai estar nas palmas das mãos também. Aí, o dedo médio da mão direita puxa o fio da palma da esquerda. Repete o mesmo com a mão esquerda. Assim se formam dois “xis”. Pronto! Começou!

Agora a outra pessoa precisa “pegar” cada X com uma mão, ao mesmo tempo, puxando-os para fora, entrando por baixo do retângulo e esticando de novo. Vai repetindo isso com os “xis” que se formam. Quando aparecerem os fios paralelos, calma. É a hora mais difícil. Pegue cada linha com um dedinho mindinho, mãos cruzadas. Puxe para fora, entre no retângulo por baixo e estique de novo. Aí os “xis” voltam a aparecer.

Veja o vídeo explicativo aqui.

– Pé de lata

Material necessário: um pedaço de barbante de 1,2 metro e duas latas.

Faça dois furos na lata logo abaixo da boca, um em cada extremidade. Passe o barbante pelos furos e una as extremidades com um nó bem forte. Feche a tampa. Se a criança quiser dar um toque pessoal, ela pode pintar a lata, colar figurinhas e adesivos. Faça o mesmo procedimento na outra lata. Para brincar, basta colocar as latas no chão e se equilibrar em cima delas segurando as cordas. Quando a criança estiver preparada basta coordenar os movimentos para que ela consiga andar em cima da lata e até mesmo apostar uma corrida de obstáculos com os amiguinhos. Certifique-se de que a corda esteja bem amarrada. Este brinquedo é indicado para crianças a partir de cinco anos e desenvolve coordenação motora e equilíbrio.

Veja vídeo explicativo aqui.

– Vai-e-vem

Material necessário: duas garrafas PET de dois litros, tesoura, barbante ou corda de varal com um metro de comprimento, fita adesiva colorida, quatro pregadores de roupa.

Para montar, limpe as garrafas e retire os rótulos e as tampas. Recorte as duas garrafas mais ou menos na altura da metade do local onde ficava o rótulo e utilize as duas partes do gargalo, encaixando-as e deixando os bicos nas extremidades. Depois de encaixadas, pegue dois barbantes e passe pelo meio das garrafas. A próxima etapa é construir o puxador do brinquedo, que será feito com o pregador. Enrole uma das pontas do fio em um pregador e passe a fita adesiva para que não se solte. Repita o procedimento nas outras três pontas. Depois de prender os pregadores, prenda também as garrafas. Para isso basta usar as fitas adesivas. Aproveite este momento para decorar sua garrafa, enfeitando seu brinquedo da maneira mais criativa, dando um toque pessoal. O vai-e-vem está pronto. Este brinquedo é indicado para crianças a partir de quatro anos e desenvolve a coordenação motora e estimula a prática de exercício.

Veja vídeo explicativo aqui.