Arquivo

EAU e Itália assinam acordo de cooperação para o desenvolvimento sustentável

NOVA IORQUE, 25 de setembro de 2018 (WAM) – À margem da 73ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), o Ministério das Mudanças Climáticas e do Meio Ambiente dos Emirados Árabes Unidos (MOCCAE) e o Ministério do Meio Ambiente, Terra e Mar da Itália assinaram um memorando de entendimento para aumentar a cooperação na área do desenvolvimento sustentável.

O acordo, assinado pelo Dr. Thani bin Ahmed Al-Zeyoudi, Ministro de Mudanças Climáticas e Meio Ambiente, e Sergio Costa, Ministro Italiano do Meio Ambiente, Terra e Mar, reforçará as sinergias entre os dois países nos campos de ação climática e sustentabilidade ambiental.

O MdE obriga os EAU e a Itália a formular e implementar políticas para apoiar a diversificação econômica e o desenvolvimento sustentável. Além disso, os dois países identificarão e alavancarão novas oportunidades e ferramentas para alcançar a sustentabilidade no planejamento urbano e no desenvolvimento da terra, construção, transporte, energia renovável, eficiência energética e produção limpa e eficiente em termos de recursos.

Outras áreas de colaboração abrangidas pelo acordo incluem a adoção de soluções práticas em agricultura sustentável, pesca, processamento de alimentos, paisagismo, conservação da biodiversidade em ambientes hiper áridos, turismo, qualidade do ar e monitoramento e controle de ruído, gestão de produtos químicos e gestão de resíduos. Os dois países também decidiram encorajar a participação do setor privado na ação climática por meio de parcerias público-privadas (PPPs).

Falando no MoU, o Dr. Al Zeyoudi disse: “Os Emirados Árabes Unidos desfrutam de relações cordiais de longa data com a Itália em vários domínios. O acordo baseia-se nesses fortes vínculos à medida que nos unimos para identificar e implementar medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas”.

Ainda acrescentou: “Como partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC), do Protocolo de Kyoto e do Acordo de Paris, nossos dois países percebem que a ação coletiva tem grandes vantagens na luta contra a mudança climática.”

O ministro italiano disse: “Com este MoU, a Itália e os Emirados Árabes Unidos estabeleceram um caminho comum para alcançar o objetivo comum de sustentabilidade ambiental. Estamos empenhados em nos empenhar em esforços conjuntos para transformar os nossos modelos de desenvolvimento atuais do ponto de vista ambiental, a fim de cumprir os compromissos do Acordo de Paris.” (#Envolverde)