Cuba: País promete segurança ambiental no Golfo do México
Venezuela: Sigatoka avança sobre a banana
Honduras: Mais de 500 incêndios florestais
Brasil: Superplástico de fibras vegetais
******************************************
CUBA – País promete segurança ambiental no Golfo do México
Havana, 11 de abril de 2011 (Terramérica).- Cuba oferece garantias de segurança ambiental enquanto se prepara para começar a perfuração de cinco poços de petróleo no Golfo do México, que compartilha com os Estados Unidos.
“Damos as mesmas garantias oferecidas pela comunidade petroleira internacional, nada menos”, disse ao Terramérica o especialista principal de petróleo do Ministério da Indústria Básica, Manuel Marrero, após uma conferência sobre as perspectivas desse setor no qual Cuba coloca grandes esperanças.
A ilha possui em sua zona econômica exclusiva do Golfo cerca de 112 mil quilômetros quadrados, divididos em 59 blocos, dos quais 22 estão sob contrato com empresas estrangeiras.
Em sua conferência, Manuel explicou que a plataforma de perfuração que será utilizada pelos sócios de Cuba é “uma das mais seguras e modernas do mundo”, mas mesmo assim o país conta com um plano de contingência para enfrentar riscos como furacões.
******************************************
VENEZUELA – Sigatoka avança sobre a banana
CARACAS, 11 de abril de 2011 (Tierramérica).- Chuva mais fortes, contínuas e fora de temporada provocaram o auge do fungo Mycosphaerella fijiensis, que causa a praga sigatoka negra nos cultivos de bananas ao Sul do Lago Maracaibo, no noroeste da Venezuela.
As inundações “afetaram cerca 15 mil dos 67 mil hectares cultivados com bananas, cujo controle era facilitado com uma concentração de 2,5 mil plantas por hectare”, disse ao Terramérica o biólogo Melitón Bracho, que trabalha em propriedades da região.
“O fungo, que chegou à Venezuela em 1991, trazido da Colômbia por restos vegetais através do Rio Catatumbo, alcançou consideráveis progressos”, acrescentou.
******************************************
HONDURAS – Mais de 500 incêndios florestais
Tegucigalpa, 11 de abril de 2011 (Terramérica).- No primeiro trimestre de 2011 foram registrados 500 incêndios florestais em 16.973 hectares de floresta, informou ao Terramérica Trinidad Suazo, diretor do Instituto de Conservação Florestal de Honduras.
Tegucigalpa é uma das áreas mais afetadas, junto com as regiões de El Paraíso e Olancho.
Segundo Trinidad, a maioria dos incêndios começou por ações criminosas e se agravou pela onda de calor que afeta várias regiões de Honduras.
Devido à fumaça dos incêndios, que reduz a visibilidade, as autoridades fecham o aeroporto da capital durante duas ou três horas por dia.
A densa camada de fumaça também se deve às queimadas sem controle nos canaviais em volta de Tegucigalpa.
******************************************
BRASIL – Superplástico de fibras vegetais
Rio de Janeiro, 11 de abril de 2011 (Terramérica).- Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) criaram um novo plástico, ideal para automóveis, aproveitando fibras vegetais em nanotecnologia.
“A nanocelulose é uma fibra extremamente pequena, liberada a partir de um processamento intenso da celulose, material básico que compõe a madeira e outras partes das plantas. Os melhores resultados foram obtidos com o abacaxi e a banana”, disse ao Terramérica o pesquisador Alcides Leão, da USP.
O novo superplástico é 30% mais leve e quatro vezes mais forte do que o desenvolvido pela petroquímica, excelente para compor peças de veículos como parachoques e paineis. Também substitui materiais não renováveis e contaminantes como os derivados do petróleo.
“O sistema de produção é mais caro, mas a matéria-prima mais barata o torna economicamente viável. Creio que em dois anos este plástico estará no mercado”, acrescentou Leão.
Artigo produzido para o Terramérica, projeto de comunicação dos Programas das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e para o Desenvolvimento (Pnud), realizado pela Inter Press Service (IPS) e distribuído pela Agência Envolverde.