Empresa instala novo dispositivo e transforma seu processo produtivo

Balsamo Reciclagem moderniza sua fábrica com a instalação de um inovador separador ótico TITECH autosort 4. Com este dispositivo conseguiu aumentar o volume e a velocidade de processamento de material, aumentar sua produtividade, ampliar sua gama de produtos e reduzir custos operacional e manutenção.

Planta da Balsamo Reciclagem
Planta da Balsamo Reciclagem

 

Depois de uma experiência de mais de dez anos no processamento de materiais plásticos recicláveis para produzir resina de PEAD (polietileno de alta densidade) e PP (polipropileno), a Balsamo Reciclagem iniciou um processo de modernização das suas instalações que culminou com a inauguração da nova fábrica em janeiro de 2013. Deixou de separar o material de forma manual e passou a fazê-lo com um equipamento de separação baseado em sensores, o TITECH autosort 4, da TOMRA Sorting, um sistema dotado da tecnologia mais avançada do mercado, capaz de separar todos os polímeros, inclusive por cores.

A Balsamo Reciclagem adquiriu o novo TITECH autosort 4 1400 depois de observar em funcionamento em uma demonstração em Belo Horizonte onde também se realizaram os testes de material utilizados para a sua indústria.

Rapidamente a nova máquina foi colocada em funcionamento, o que significou uma grande transformação do processo produtivo da fábrica.

“O equipamento gerou um grande aumento da produtividade, já que se criaram as condições necessárias para uma excelente recuperação. Era impossível obter este resultado com a separação manual. De fato, já tínhamos experimentado diversas formas de separação manual, com baixa produtividade e insustentáveis resultados porque havia um gargalo estrangulamento no início do processo”, afirma Marcilio Patriani, sócio da Balsamo Reciclagem.

“O equipamento ótico permite a conjugação da separação manual com a mecânica e agora apenas uma parte do material, as peças maiores, é preparada manualmente para ser processada na máquina”, explica. É importante assinalar que grande parte do pessoal contratado para as operações de separação são provenientes da penitenciária local, reclusas nos seus últimos meses de condenação. Depois da incorporação do TITECH autosort 4, estas operárias adaptaram-se perfeitamente ao novo funcionamento da fábrica, passando a realizar outras funções e processos mais fáceis.

Aumento da produtividade e maior disposição de matéria-prima

Planta Balsamo Reciclagem _5

 

Quando toda a separação era realizada de modo manual a fábrica processava menos de 3 t/dia. Além disso, havia um gargalo estrangulamento que limitava as operações seguintes: lavagem, trituração e extrusão do material. Viam-se obrigados a comprar material já triturado e normalmente de qualidade inferior, de fontes externas para poder, assim, alimentar as extrusões e rentabilizá-las, já que estas devem trabalhar 24 horas por dia.

Atualmente, e graças à instalação do novo separador ótico, processa-se 1 t/hora de material e a capacidade de trituração e de extrusão foi aumentada para processar todo o material que se recupera.

O resultado, além do espetacular aumento da produtividade, é uma maior autonomia e controle na disposição de material triturado e uma maior fluidez no processo de extrusão.

Da empresa comentam que “Inicialmente operávamos com um moinho que não funcionava todos os dias, hoje operamos com dois moinhos em tempo integral e temos uma terceira linha de trituração na fase final de instalação”. E acrescentam: “Atualmente, estamos à volta de 11 t por turno e operando apenas um turno. Com a utilização do TITECH autosort 4 aumentou-se em 90% o material da trituração e o sistema ainda está sendo subutilizado”.

Separação por cores

A atividade da Balsamo Reciclagem apresentava também uma singularidade: a necessidade de separar o material por cores e, assim, diminuir consideravelmente a pigmentação posterior da resina. Segundo indica Rafael Escudeiro, Field Service Engineer da TOMRA Sorting, encarregado do arranque do projeto: “A utilização de cores é uma particularidade do Brasil. Na Europa apenas se usa branco, preto e natural; no entanto, a flexibilidade dos equipamentos TITECH e o seu amplo espectrograma permitiu a adaptação às necessidades específicas do cliente, que agora pode processar por grupos de cores, economizando em pigmentos, ampliando sua gama de produtos e atendendo a grande procura de material puro”.

Outra vantagem do novo sistema de trabalho e que pressupõe também interessante economia para o cliente é a redução das tarefas de manutenção e, consequentemente, dos custos operacionais. Como confirma Rafael Escudeiro: “a manutenção é muito simples. É necessário fazer uma limpeza diária e o próprio cliente faz uma calibração muito simples uma vez por mês”.

Processo de reciclagem na Balsamo Reciclagem

Planta Balsamo Reciclagem _4

 

O processo realizado pelo selecionador ótico TITECH Autosort 1400 na fábrica da Balsamo Reciclagem é o seguinte: o primeiro passo é tirar as tampas e etiquetas das embalagens de PEAD; depois, o material passa pelo separador ótico onde, numa primeira fase, a máquina separa todos os outros plásticos do PEAD. Em seguida, volta a passar-se o PEAD no separador ótico separando-o por grupos de cores: branco, natural, verde, azul, vermelho e preto. Depois, já fica preparado para a trituração, a lavagem e, finalmente, para passar pela extrusão, gerando a resina. O processo de PP é similar, mas sem passar pelo equipamento que tira as etiquetas e tampas, além disso, é cortado manualmente em frações menores e também lhe são extraídos os materiais impróprios.

O TITECH autosort 4 combina os sensores NIR e VIS para distinguir por polímeros e também pela sua cor e permite reconhecer e separar com total precisão e máxima velocidade uma grande quantidade de materiais em função do tipo e composição, obtendo frações de elevada pureza. É energeticamente eficiente e não requer uma fonte de luz externa para o seu funcionamento, já que incorpora a tecnologia FLYING BEAM®, com a iluminação no interior do scanner. O seu design centra-se na simplicidade e na confiabilidade e é um equipamento potente, preciso e de fácil manutenção, graças ao reduzido número de elementos e peças que o compõem.

Sobre a Balsamo Reciclagem

A fábrica da Balsamo Reciclagem (Balsamo Comércio de Plástico Reciclados Ltda.) está situada no município de Balsamo, no estado de São Paulo. Realiza serviços de extrusão, oferecendo as mais diversas soluções em resinas e termoplásticos reciclados de elevada qualidade, para diferentes segmentos de mercado.

A empresa recebe materiais para serem processados provenientes de regiões como o sul do estado de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná e vende a maior parte do seu produto em São Paulo, ainda que também tenha clientes em Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Sobre a TOMRA Sorting Recycling

A TOMRA Sorting está no Brasil desde 2011, por meio de sua filial, e conta com uma Diretora Comercial e um engenheiro para as ações de instalação e manutenção de seus próprios equipamentos TITECH.

A TOMRA Sorting Recycling, é um segmento de atividade dentro da TOMRA Sorting Solutions. Fornece sistemas de separação automatizados sob a marca TITECH, que foi estabelecida em 1996. O seu departamento de P+D encontra-se na Alemanha onde se localiza, atualmente, o maior centro de testes de sistemas de separação automatizados do mundo. Atualmente, mais de 4.000 unidades TITECH estão operacionais em 40 países. Para mais informações, visite www.tomra.com/recycling

A TOMRA Sorting Solutions inclui três segmentos de atividade líderes em sistemas de separação automatizados baseados em sensores e tecnologia de processamento: a TOMRA Sorting Recycling, a TOMRA Sorting Food e a TOMRA Sorting Mining. Isto faz com que a empresa seja um dos líderes mundiais em tecnologia de separação baseada em sensores com mais de 10.000 unidades operantes em mais de 80 países em todo o mundo. A holding, a TOMRA Systems ASA, encontra-se baseada na Noruega e dá-lhes o suporte financeiro necessário.

Para obter mais informações sobre a TOMRA Sorting Solutions, visite a página da empresa na Internet www.tomrasorting.com.