MEC e Pnud firmam parceria de educação no Nordeste

Objetivo da parceria é reduzir as disparidades na região. Foto: Agência de Notícias do Acre

As disparidades regionais e a necessidade de políticas de educação locais levaram o Ministério da Educação (MEC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) a realizar uma parceria para implementar projetos em diversas secretarias estaduais e municipais de educação na região Nordeste do Brasil.

As ações buscam fortalecer e capacitar as secretarias de educação dos Estados e municípios participantes. Ao trabalhar em quatro dimensões – gestão educacional, práticas pedagógicas e avaliação, formação continuada, e infraestrutura de recursos pedagógicos –, o projeto quer contribuir com a universalização da educação brasileira.

Os primeiros contemplados pelo projeto foram os Estados de Alagoas e Maranhão. Os resultados positivos serviram de incentivo para a reprodução da experiência na região e levaram as secretarias da Educação do Piauí e de Teresina a começar a execução do projeto no início de dezembro.

“Essa parceria entre o Pnud e o MEC vem gerando mudanças com relação ao fortalecimento das secretarias e ao estabelecimento de uma nova cultura organizacional, pois a construção coletiva das propostas de mudança pelas equipes locais promove um verdadeiro processo de transformação das pessoas, abrindo novas perspectivas e possibilidades de atuação nas realidades locais pelas quais são responsáveis”, destacou a oficial de projetos do Pnud, Maria Teresa Amaral Fontes.

* Publicado originalmente no site EcoD.