Modelo de financiamento coletivo chega ao Brasil

 

 

 

 

 

Já há três projetos esperando contribuição.

As boas ideias e os projetos esperando financiamento acabam de ganhar no Brasil um incentivo para sair do papel.  A partir de hoje, está no ar a plataforma Movere.me, um site que, inspirado no conceito de crowdfunding, divulga projetos que precisam de custeio. Com a soma de pequenas colaborações de interessados, a iniciativa pode virar realidade sem precisar da dura batalha por um grande investimento.

O Movere.me funciona como uma plataforma que dá visibilidade para projetos em diferentes áreas de atuação. Depois de uma pré-seleção, as propostas dos novos empreendimentos vão para o ar com descrição detalhada de seus objetivos e aplicação, além do valor da verba que necessitam para promover suas ideias. Quem simpatizar com o negócio vira incentivador, contribuindo com cotas deste montante pagas via internet e recebendo algum mimo em troca – como por exemplo, o próprio produto que será desenvolvido ou o nome nos créditos de um filme que será produzido com o dinheiro.

Se não atingir dentro de um prazo estabelecido a cota mínima de contribuições para tornar-se viável, o projeto volta à estaca zero e os incentivadores recebem seu dinheiro de volta.

Já no lançamento, o site apresenta três projetos: o lançamento de videoclipe da bem-humorada banda carioca Ganeshas,  a gravação de um CD em homenagem a Nelson Cavaquinho pelo grupo Sururu na Roda, e a criação do primeiro fanzine gratuito para iPads. Ao longo das próximas semanas, outros três devem ser lançados.

O site acompanha a onda de soluções criativas e colaborativas para impasses econômicos do mundo de hoje. Para Thiago Fontes, sócio-fundador, a intenção é ajudar pessoas a realizarem seus sonhos, e o crowdfunding é uma ferramenta para isso: “Queremos ter excelente padrão de serviço em pagamentos, em captação de projeto e o resto é deixar o bonde andar. A gente só facilita”.

*Reportagem publicada originalmente no As Boas Novas.