Natura - Nova linha SOU convida a um novo jeito de consumir: sem excessos, sem desperdício

SOU_hidratante e sabonete líquido

É possível consumir com prazer e sem desperdício? A Natura está lançando uma nova linha de produtos que mostra que sim.

O mote “pra que você precisa do que você não precisa?” convida as pessoas a repensarem sua forma de consumir, com foco no essencial e na redução do desperdício. Afinal, o que vale mais a pena: mais sapatos ou mais caminhos? Mais uma câmera ou mais um momento? As páginas ou as histórias? Essas são algumas das provocações da Natura para valorizar o que realmente importa: o que tem dentro.

Com um ciclo de produção repensado para ser mais eficiente e uma fórmula sem corantes e com menor número de ingredientes, mas sem abrir mão da qualidade, a linha SOU democratizou a sustentabilidade, conciliando baixo impacto ambiental com alto impacto sensorial.

“SOU evolui o compromisso Natura com o desenvolvimento sustentável. Há muitos anos oferecemos e incentivamos o uso de refis, vegetalizamos nossas fórmulas, usamos ingredientes de fonte renovável e valorizamos a biodiversidade brasileira. Temos compromisso com a redução das emissões de carbono e incluímos a tabela ambiental em nossos produtos. O desenvolvimento sustentável é uma crença fundamental, que guia todas as nossas ações e decisões, e, sem dúvida, o consumo consciente é um fator-chave nessa jornada. SOU adota um pensamento integrado, que considera e questiona cada etapa do processo, buscando sempre a valorização do que é essencial para oferecer máximo prazer e qualidade, conciliados com melhores alternativas para a redução do desperdício e do impacto ambiental. Estudamos a cadeia de ponta a ponta para otimizar recursos, ganhar eficiência e reduzir impacto ambiental em cada etapa do processo. Assim foi possível chegar a soluções para SOU que geram menos lixo, menor gasto de energia, menos transporte e, consequentemente, menos poluição. Isso tudo também gerou uma economia no processo, o que nos possibilitou oferecer preços mais econômicos. Queremos democratizar a sustentabilidade, ampliar o convite a um novo consumo e oferecer toda a qualidade Natura para muito mais gente”, detalha Fabiana Pellicciari, diretora da unidade SOU da Natura.

Para a pele, hidratantes e sabonetes líquidos. Para o cabelo, shampoo, condicionador, creme para pentear e máscara de tratamento. Todos com uma fragrância versátil, com assinatura olfativa única, que atende toda a linha e é ideal para o dia a dia de homens e mulheres. “O nosso desafio foi criar uma fragrância que fosse ideal para o uso diário, atendesse aos gostos de homens e mulheres e, ao mesmo tempo, combinasse com produtos de corpo, banho e cabelos”, explica Veronica Kato, perfumista in house da Natura. Por ter um menor número de ingredientes, uma fragrância com assinatura olfativa única e não ter corante, foi possível reduzir o tempo de fabricação dos produtos, diminuindo o consumo de energia na produção e de água durante a limpeza dos reatores.

Embalagens que aproveitam até a última gota 

As embalagens da linha SOU ocupam menos espaço, utilizam menos matéria prima e aproveitam até a última gota cada produto. O design exclusivo utiliza 70% menos plástico, emite 60% menos CO2 e gerar três vezes menos resíduos que a média das embalagens convencionais do mercado, . Para se ter uma ideia, para cada 1.000 embalagens vazias de SOU, seria possível transportar apenas 28 das embalagens convencionais do mercado. E vamos combinar que menos transporte significa menos gasto de combustível e poluição.
Quer saber mais? Aproveite para ver os vídeos que contam um pouco mais sobre o processo e a embalagem, aqui e aqui.

Desafio de reciclagem

Para continuar evoluindo na redução de impacto ambiental e fechar a cadeia do produto, a Natura possui um projeto em andamento e lançou o Desafio Natura Campus de Embalagens Flexíveis, com o objetivo de conectar uma rede externa de pesquisadores para gerar e compartilhar conhecimento, convidando essa rede a nos ajudar com propostas para a reciclagem das embalagens de SOU.

Rede de boas ideias

Uma das iniciativas da Natura para convidar as pessoas para esse novo olhar na hora de consumir é o movimento “SOU para todos NÓS”. Ele funciona como uma rede, em que pessoas compartilham suas iniciativas que inspiram e transformam a forma como elas se relacionam com o mundo.

“Queremos construir uma rede de pessoas que queiram discutir novos modelos de consumo, que estão repensando suas atitudes e fazendo escolhas pautadas em um propósito que seja bom para cada um, para o todo e para o planeta”, conta Fabiana.

Ao longo dos meses, diferentes temas são (e serão) abordados em minidocumentários e discutidos em Hangouts do G+. Em agosto, por exemplo, convidados conversaram sobre as dores e as delícias do consumo no tema “O consumo te consome?”. O minidoc pode ser visto aqui e a conversa que deu continuidade ao assunto pode ser vista aqui.

Para acompanhar e participar dos próximos temas, é só ficar de olho na página do SOU no Facebook.

Campanha

O vídeo da campanha já está no ar e pode ser visto aqui.
Sinta-se à vontade para compartilhar! #SOUparatodosnós

Eu quero!
O sabonete líquido, os hidratantes e os produtos para cabelo de SOU já estão disponíveis no mercado.