Norte-americanos economizam US$ 4,6 bi ao ano usando bicicleta como meio de transporte

Foto: Liga dos Ciclistas Americanos
Foto: Liga dos Ciclistas Americanos

 

Uma nova pesquisa realizada pelas organizações Liga dos Ciclistas Americanos (League of American Bicyclists), Sierra Club e Conselho Nacional La Raza (National Council of La Raza) nos Estados Unidos relevou que os ciclistas do país economizam juntos US$ 4,6 bilhões por ano por usarem bicicletas em vez de carros como meio de transporte.

Os dados foram apresentados no último mês durante o Bike to Work Day, quando milhões de norte-americanos participam de eventos em todo o país que buscam a conscientização de que o ciclismo é uma forma de transporte mais saudável, acessível e eficiente.

Segundo as informações, se os norte-americanos substituíssem um trajeto de apenas seis quilômetros de carro por bicicleta durante a semana, economizariam mais de sete bilhões de litros de gasolina por ano, ou seja, US$ 7,3 bilhões anuais. Além disso, o custo operacional médio de uma bicicleta é US$ 308 para um norte-americano, enquanto que o de um automóvel é US$ 8.220.

Felizmente, os números apontam que o uso de bicicleta como meio de transporte está crescendo nos EUA: entre 2000 e 2010, a quantidade de usuários do modal aumentou 40% no país, e chegou a crescer 77% em algumas cidades.

“Há muitas razões pelas quais mais pessoas estão andando de bicicleta, da melhoria na saúde à proteção do meio ambiente. Mas, especialmente em momentos econômicos difíceis, o ciclismo também pode ser um catalisador econômico, mantendo bilhões de dólares nos bolsos das famílias americanas”, observou Andy Clarke, presidente da Lida de Ciclistas Americanos.

“O ciclismo é uma parte importante do sistema de transporte do século XXI. O ciclismo reduz a dependência do país em petróleo, economizando dinheiro e protegendo nossa saúde e meio ambiente da poluição do petróleo”, acrescentou Michael Brune, diretor executivo do Sierra Club.

Contudo, a pesquisa afirma que a contribuição do governo ainda não é satisfatória, alegando que, embora o ciclismo e as caminhadas sejam responsáveis por 12% de todos os trajetos nos EUA, esses modais só recebem 1,6% dos gastos federais com transporte.

“As políticas federais de transporte deveriam garantir que a bicicleta fosse uma forma segura e viável de conectar as pessoas a seus trabalhos”, concluiu Catherine Singley, analista de políticas do Conselho Nacional La Raza.

* Publicado originalmente no site CarbonoBrasil.