Produção e consumo sustentável são debatidos em seminário do Sebrae

Foto: Rodrigo Lorenzon
Foto: Rodrigo Lorenzon

Empresários mostram como boas práticas podem ser um diferencial na hora de captar clientes

Cuiabá/MT – O dilema produção e consumo sustentável foi tema do segundo “Diálogos” do Seminário Sebrae de Sustentabilidade, na manhã desta quarta-feira, 30/07, no Centro de Eventos do Pantanal. Para debater o assunto, sob a mediação do jornalista Dal Marcondes, foram convidados representantes das duas pontas da cadeia produtiva, Paulo Pianez, da rede de supermercados Carrefour, segunda maior do mundo; e o empresário Felipe Warken, da pequena empresa de Conservas Linken, instalada em Janaúba, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Para compor o grupo, o representante do Instituto Ethos, Henrique Lian. Segundo ele, “as empresas precisam ser tocadas para desenvolverem uma consciência ecológica, mas como empresas não têm coração, elas são impulsionadas pela competitividade e pelo lucro”.

Ao falar sobre o trabalho desenvolvido na rede Carrefour, Pianez disse que o comportamento do consumidor está mudando e apresentou dados de uma pesquisa sobre o tema. O levantamento aponta que 77% dos consumidores têm muito interesse em saber como as empresas tentam ser sustentáveis; 53% dos ouvidos disseram que deixariam de comprar sua marca preferida se soubesses que o fabricante faz algo prejudicial à sociedade ou ao meio ambiente; e 37% dos brasileiros estão dispostos a pagar mais caro por produtos com selo ambiental.

Felipe Warken confessa que implantou sustentabilidade na empresa por necessidade, sobretudo por estar localizada em uma região distante mil quilômetros dos locais onde comprava embalagens para envazar as conservas. “Começamos a fazer logística reversa a partir desta dificuldade. É simples, os consumidores levam um vidro vazio e deixam ao comprar o produto”, conta, acrescentando ainda que as caixas utilizadas para embalar os produtos são resíduos de outras empresas. “Viramos as caixas do avesso e reutilizamos. Não é possível ter uma uniformidade de cores, mas isso não importa”.

Segundo ele, é muito difícil implementar sustentabilidade nas micro e pequenas empresas. “Assim como o empreendedorismo, a sustentabilidade tem que entrar na veia, porque as tentações para não fazer são muitas”.

O Seminário Sebrae de Sustentabilidade termina nesta quinta-feira, 31/07, com dois painéis, o primeiro sobre uso eficiente de energia nas empresas e o segundo com o tema certificação empresarial e competitividade.

* Publicado originalmente no site Centro Sebrae de Sustentabilidade.