Saber a quantidade de calorias do que se consome favorece escolhas saudáveis

Quando a quantidade de calorias de bebidas doces fica fácil de identificar o consumo entre os adolescentes e crianças diminui.

Essa é a conclusão de uma pesquisa feita pela Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health publicada no American Journal of Public Health. Para os pesquisadores esse tipo de efeito é ainda mais sensível em consumidores de vizinhanças com baixo poder aquisitivo.

Para verificar a hipótese Sara Bleich e sua equipe posicionaram pôsteres com as quantidades de calorias em cada um dos refrigerantes vendidos em lojas de conveniência de alguns bairros da cidade de Baltimore, nos EUA. Além disso havia um segundo pôster com a informação de quanto exercício físico seria necessário para neutralizar aquelas calorias e uma tabela de porcentagem do quanto de energia diária aquela bebida representava em suas dietas.

De acordo com os pesquisadores o consumo de refrigerantes e bebidas adoçadas diminuiu em torno de 40% nos locais onde os pôsteres foram afixados. Quandos os pôsteres sobre quantidade de exercício físico eram postos ao lado, esse consumo caía em 50%. As bebidas diet e garrafas d’água, entretanto, tinham aumento no consumo.

“Os adolescentes, em especial, são mais propensos a evitar uma bebida adocidada e optar por algo mais saudável quando vêm as informações acuradas sobre o que estão consumindo” diz Sara Bleich, principal autora do estudo e que aponta ainda que esse tipo de iniciativa poderia contribuir para a diminuição do sobrepeso e risco de obesidade na população mais jovem, uma tendência que vem sendo observada em todo o mundo.

* Publicado originalmente no site O que eu tenho.