Arquivo

Sustentabilidade na mente e nos pés

Otimizar o trânsito nas cidades, preservar o meio ambiente e, de quebra, estimular hábitos saudáveis. Com estes propósitos, o Grupo Netshoes, responsável pelas lojas virtuais Netshoes e Zattini, tem desenvolvido diferentes ações de incentivo à mobilidade urbana sustentável, seja em modalidades de frete com o uso de bicicletas, projetos com colaboradores ou campanhas de marketing. Implantada em 2013 para diversos bairros de São Paulo, a modalidade de frete Entrega Super Esportiva – disponível para clientes da Netshoes e da Zattini – é um enorme sucesso. Em comparação com os três primeiros meses de aplicação há mais de dois anos, entre junho e agosto de 2015 houve um aumento de 92% de pedidos feitos com essa opção de entrega. Agora, além de São Paulo, a Super Esportiva também atende a consumidores do Rio de Janeiro em CEPs de bairros como Ipanema, Leblon, Gávea, Andaraí e Jardim Botânico. Na capital paulista, a modalidade pode ser requerida por pessoas que optem por entregas em endereços de alguns bairros da região central, Jardins, Bela Vista, Vila Madalena, Pinheiros, Moema, entre outros. Já o Mobike é um projeto interno, desenvolvido pelo departamento de Recursos Humanos do Grupo Netshoes, colocado em prática há quase três meses para facilitar a vida dos colaboradores a partir da disponibilização de bicicletas. Se antes era possível utilizá-las para cumprir alguma agenda pessoal ou deslocar-se para reuniões em diferentes pontos da cidade durante o horário de expediente, agora esse uso é liberado, de segunda a sexta-feira, também aos interessados em pedalar para irem ao trabalho e voltarem a suas casas. São 20 bikes no total – dez em cada unidade (Vergueiro e Liberdade) do Grupo Netshoes – que incluem cada uma um kit de segurança formado por capacete e colete refletivo. Como parte do Mobike, a empresa mantém parceria com a ONG Bike Anjo, criada por ciclistas experientes que dão dicas às pessoas que pretendem adotar a bike como meio de transporte. No próximo dia 29/09, os funcionários inscritos farão um passeio pelo centro histórico de São Paulo acompanhados pelos ciclistas da Bike Anjo. Durante o mês de setembro, considerado o Mês da Mobilidade, a loja virtual Netshoes tem incentivado o uso de bikes em campanha para a redução da emissão de CO2. De acordo com o e-commerce de artigos esportivos, o total de vendas de bikes em 2015 aponta para uma potencial redução de 26,4 toneladas de CO2/mês. Para o Mês da Mobilidade, a Netshoes traçou uma meta de redução da emissão de CO2 em 30,6 toneladas. (Envolverde)