Teor de enxofre em gasolina será reduzido em 94% em 2014

gasolina-ecod

O teor de enxofre na gasolina comum comercializada no país deverá ser reduzido dos atuais 800 miligramas por quilo (mg/kg) para 50 mg/kg, queda de 94%. A determinação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) foi publicada na quarta-feira, 30 de outubro, no Diário Oficial da União e começará a valer a partir de 1º de janeiro de 2014.

O objetivo é reduzir o lançamento de enxofre na atmosfera para melhorar a qualidade do ar e reduzir o risco de doenças respiratórias. Segundo a ANP, a mudança também melhora o desempenho dos motores, reduz os custos de manutenção e aumenta a durabilidade.

De acordo com a agência, a medida pretende antecipar o cumprimento de uma etapa do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Em abril, a Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu novamente por uma ação global eficiente para reduzir o que foi descrito como um dos “maiores perigos à saúde humana”. Segundo a instituição, os perigos causados pela poluição do ar são muito mais abrangentes do que se acreditava.

“Estima-se que existam 3,5 milhões de mortes prematuras causadas todo ano pela poluição do ar doméstico, e 3,3 milhões de mortes todo ano causadas pela poluição atmosférica”, comentou à época Maria Neira, diretora de saúde pública e meio ambiente da OMS.

* Publicado originalmente no site EcoD.