ODS12

Diretora de Economia Circular da Braskem fala sobre iniciativas de estímulo à economia circular dos plásticos

Fabiana Quiroga foi uma das palestrantes do 4º Congresso Brasileiro do Plástico, realizado nesta terça (08) e destacou projetos e parcerias da empresa, referência do segmento no país, para o fomento de ações de sustentabilidade.

Entre as palestras do 4º Congresso Brasileiro do Plástico, a diretora de Economia Circular da América do Sul da Braskem, Fabiana Quiroga, apresentou iniciativas da empresa para o fomento de ações de sustentabilidade, a partir da Economia Circular. O assunto foi uma dos mais aguardados do evento bianual, que ocorreu de forma online e reuniu especialistas no segmento do Brasil e do exterior.

Fabiana apresentou as ações e procedimentos que a Braskem vem desenvolvendo, no sentido de estimular toda a cadeia envolvida na produção e consumo de plásticos, a repensar sua aplicação, desde o desenvolvimento de produtos até seu descarte e reciclagem. “Entendemos que o consumidor faz parte disso, tanto no consumo consciente como no descarte correto. Apoiamos iniciativas como o Edukatu, que trabalha junto a escolas municipais, a fim de promover educação ambiental de crianças e adolescentes, bem como no suporte a ações com catadores”, frisou.

A diretora de Economia Circular explicou a metodologia proprietária que a empresa desenvolveu, a fim de auxiliar na tomada de decisão dos clientes da Braskem, ajudando as empresas a alcançar seus compromissos de sustentabilidade para 2025 e 2030. Ela citou ações como a do papel higiênico Neve, por exemplo: “o rolo do papel é um dos componentes mais difíceis de encaixar na cadeia de reciclagem e foi desenvolvida uma solução para eliminar o rolo, algo que parece simples, mas inovador e com grande impacto”.
Ela destacou também cases de sucesso, que inclusive renderam prêmios à empresa, como a parceria com Heineken e Natura, para transformação de copos plásticos usados em grandes eventos em rolhas de desodorante corporal, a partir de resina reciclada.

Reciclagem química

Fabiana falou também sobre a reciclagem química, que é complementar à mecânica, mais comum no Brasil. “Estamos focados no desenvolvimento desta tecnologia, apoiando o avanço de pesquisas e testes. Do ponto de vista de aplicação mostra-se muito eficiente, pois no final do processo temos uma resina virgem novamente, que pode ser aplicada em todos os segmentos, sem restrição”, afirmou. Ela comentou que a Braskem desenvolveu parcerias com um instituto holandês e o SENAI, a fim de buscar viabilidade econômica para esse formato de reciclagem.

Criar soluções sustentáveis da química e do plástico é um dos objetivos da Braskem e de inúmeras empresas do ramo petroquímico. Para o presidente do Instituto SustenPlást, Alfredo Schmitt, a palestra trouxe informações importantes sobre o segmento. “É primordial que todos entendam a importância das ações individuais e coletivas para que a Economia Circular seja uma realidade cada vez mais presente na sociedade”, pontuou.

O 4º Congresso Brasileiro do Plástico

Promovido de maneira bianual, é realizado pelo Instituto SustenPlást e tem como objetivo debater a importância e a relação da sociedade com os plásticos. Além do aplicativo (Android e iOS) e site (cbplastico.com.br), onde é possível localizar todas as informações sobre o 4CBP, também é possível acompanhar o Congresso Brasileiro do Plástico por redes sociais, como YouTube, Instagram e Facebook, Linkedin e Twitter.

A palestrante

Fabiana Quiroga é executiva com mais de 18 anos de experiência na Indústria Petroquímica, assumiu a diretoria dos Negócios de Economia Circular na Braskem S.A. em outubro de 2017, com o objetivo de liderar a estratégia global de Economia Circular, com foco no desenvolvimento da cadeia de reciclagem, para produção de resinas recicladas de PE e PP com qualidade e rastreabilidade na América do Sul, ampliando o nosso portfólio de soluções sustentáveis e inovadoras, o mercado e novas aplicações para valorização dos reciclados.
É presidente do Conselho Diretivo da Plastivida, organização sem fins lucrativos que objetiva coordenar ações junto aos diversos elos da cadeia do plástico, para valorização da imagem, conscientização do uso e descarte adequado dos resíduos plásticos.

#Envolverde

catarse