Ver mais
ODS 13
Seis em cada dez empresas paulistas sentem impactos climáticos
No entanto, a maioria tem dificuldades de adotar práticas sustentáveis por conta de altos custos com medidas verdes e falta de capacitação técnica, aponta FecomercioSP; Entidade lançará Agenda Verde.
Ver mais
ODS 16
Protocolo de Montreal: proteção da camada de ozônio e a atuação do IBAMA no Brasil
O Protocolo de Montreal, assinado em 1987, é um tratado internacional voltado à proteção da camada de ozônio. Ele regula a produção e o consumo das Substâncias Destruidoras de Ozônio (SDOs), estabelecendo sua eliminação gradual conforme um cronograma global. Esse acordo faz parte da Convenção de Viena para a Proteção da Camada de Ozônio.
Ver mais
ODS 13
Alterações climáticas e seus impactos no Brasil: desafios e soluções
Por Gilberto Natalini - O outono começou no dia 20 de março, mas vale lembrar que em São Paulo as ondas de calor bateram recorde em 2024, o ano mais quente da história, e as projeções indicam que 2025 poderá superar essas temperaturas. Precisamos nos preparar para eventos climáticos extremos, como ondas de calor, que têm se intensificado no Brasil e no mundo, impactando o meio ambiente, a agricultura, a saúde pública e a economia.
Ver mais
ODS 16
Mais de 2.500 municípios participaram da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente
Com grande participação popular, os estados e o Distrito Federal concluíram a etapa estadual e distrital da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (5ª CNMA). Ao todo, 2.570 municípios foram mobilizados nos 26 estados e no DF, demonstrando o compromisso coletivo com o enfrentamento da emergência climática e a construção de políticas sustentáveis.
Ver mais
ODS 9
Bioeconomia pode gerar 6 mil empregos e renda de R$ 816 milhões no PIB do Pará
WRI Brasil - Um novo estudo, lançado no final de março, comprova a importância da bioeconomia para o desenvolvimento sustentável na Amazônia.
Ver mais
ODS 14
O escândalo da dragagem do rio Tapajós
por Patrícia Kalil - O Ministério Público Federal pediu a suspensão imediata da dragagem do rio Tapajós, autorizada sem Estudo de Impacto Ambiental (EIA), sem Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) e sem Licença Prévia, exigências mínimas da legislação ambiental brasileira.