Agência Pública - Governo brasileiro coloca irmãos Batista da JBS em “lista VIP” da COP30
Isabel Seta, Bruno Fonseca - Dupla está credenciada pelo país anfitrião com acesso à área restrita da Conferência, a chamada Zona Azul

Isabel Seta, Bruno Fonseca
Edição: Ludmila Pizarro
Mr. Joesley Mendonça Batista e Mr. Wesley Mendonça Batista. Assim estão os nomes dos irmãos bilionários donos da J&F holding, que entre outras empresas é dona da marca JBS, na “lista VIP” da COP30, que garante acesso à zona azul da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025. E quem colocou os dois nessa seleção foi o Brasil. Isso mesmo, os irmãos Batista são convidados do anfitrião, no caso, o Estado brasileiro.
A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) publicou a lista preliminar dos participantes da conferência nesta segunda-feira, 10 de novembro. Nela, constam os nomes de Wesley e Joesley Batista como “convidados do país anfitrião”, representando a JBS.
Existem várias formas de ser credenciado para a Zona Azul, a área restrita da COP30, onde são realizadas as negociações diplomáticas entre os quase 200 países que assinaram a Convenção da ONU sobre mudanças climáticas. O país anfitrião tem direito a um número limitado de convidados – lista na qual estão os irmãos Batista, além de representantes da indústria petrolífera, como Petrobras e ExxonMobil, da mineração, como Vale, Samarco, Sigma e o Instituto Brasileiro da Mineração.
Leia Mais:
Esta reportagem foi produzida pela Agência Pública, por meio da Cobertura Colaborativa Socioambiental da COP 30. Leia a reportagem original em: https://apublica.org/nota/joesley-e-wesley-batista-brasil-convida-bilionarios-para-cop30/
Envolverde





