Efeitos das mudanças climáticas nos meios de subsistência dos povos da Amazônia será tema em conferência na Universidade de Yale
.
Andrea Azevedo, diretora do Fundo JBS pela Amazônia, vai debater sobre mitigação de riscos climáticos no bioma durante a 29ª Conferência Anual da Sociedade Internacional de Florestas Tropicais
O reflexo das mudanças climáticas na Amazônia e na dinâmica das comunidades que vivem da floresta será um dos principais temas da 29ª Conferência Anual da Sociedade Internacional de Florestas Tropicais , na Universidade de Yale (ISTF, na sigla em inglês), em New Haven, Connecticut. Para debater o assunto, o evento convida a diretora do Fundo JBS pela Amazônia, Andrea Azevedo, para o painel “Povos da Floresta: Impactos e Adaptações das Mudanças Climáticas”, em 3 de fevereiro, a partir das 13h15 (horário local).
Andrea, que também é membro do Comitê de Governança Concertação pela Amazônia e do conselho consultivo da Conservação Internacional Brasil (CI-Brasil), vai traçar um panorama da influência da crise climática nos meios de subsistência dos povos da maior floresta tropical do planeta. De acordo com a diretora, o desmatamento é o grande responsável pelas altas concentrações de carbono e o aumento da temperatura, afetando o solo e a água, a biodiversidade e as atividades das comunidades locais. “A degradação ambiental reduz a disponibilidade de serviços ecossistêmicos. É preciso fomentar arranjos produtivos para além dos convencionais, que valorizem a floresta em pé e que mitiguem os efeitos das mudanças climáticas. Em paralelo, é necessário executar ações de adaptação para reduzir a vulnerabilidade das comunidades. Isso só é possível com o apoio da ciência, com o fortalecimento das cadeias produtivas e da bioeconomia. Este é o elo que fomentamos no Fundo JBS pela Amazônia. Assim, podemos escalar negócios de impacto positivo para as comunidades locais e de maior atratividade que aqueles atrelados ao desmatamento”, afirma.
Também vão participar do painel a professora de Paisagens Tropicais e Meios de Subsistência da Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá), Agnu Boedhihartono, e Brendan Fisher, professor na Universidade de Vermont (Rubenstein School of Environment and Natural Resources). O debate será mediado por Eva Garen, diretora de programas da Environmental Leadership and Training Initiative (ELTI)- Yale.
Este ano, o ISTF, referência em debates em torno dos impactos socioambientais e econômicos nos ecossistemas das florestas tropicais há 28 anos, terá como tema central “O Futuro das Florestas Tropicais: Impactos Climáticos, Interconectividade e Adaptação” .
A conferência reunirá, ente os dias 2 e 4 de fevereiro, perspectivas atuais sobre as mudanças das paisagens das florestas tropicais devido a feedbacks climáticos contínuos, como as comunidades podem se adaptar a essas mudanças e de que forma os mercados e o poder público podem apoiar com esforços de mitigação e resiliência. Mais detalhes sobre o evento no site 2023 Conference Agenda | International Society of Tropical Foresters Annual Conference (yale.edu) .
Sobre o Fundo JBS pela Amazônia
Criado em 2020, o Fundo JBS pela Amazônia (FJBSA) é uma organização sem fins lucrativos que apoia e financia projetos que promovem a conservação ambiental e o investimento de impacto na Amazônia. Os três eixos de atuação são Ciência e Tecnologia, Cadeias Produtivas e Bioeconomia. Juntos, eles fortalecem, sobretudo, a cadeia da pecuária em sistemas agroflorestais ligadas à agricultura familiar, apoiam o acesso a recursos financeiros para negócios que valorizam a floresta em pé e incentivam a ciência e a tecnologia em projetos voltados para a mobilidade, conectividade e energia.
O FJBSA financia, atualmente, 17 projetos. Até 2030, estas e outras iniciativas devem impactar 30 mil famílias e conservar 4,5 hectares sob manejo melhorado.
A instituição é aberta a contribuições e parcerias de associações da iniciativa privada, terceiro setor e grupos multistakeholders. A JBS se compromete a igualar a contribuição feita a cada doação até atingir R$ 500 milhões.
#Envolverde





