Estudo indica que o e-commerce continua crescendo no Brasil

Mesmo após o avanço da vacinação e a reabertura do mercado, comércio eletrônico segue em alta A pandemia de covid-19 desencadeou uma série de mudanças que vieram para ficar, como a adoção do trabalho remoto e o reforço dos cuidados com higiene.

Atualizado em 03/12/2021 às 17:12, por Envolverde.

Mesmo após o avanço da vacinação e a reabertura do mercado, comércio eletrônico segue em alta

A pandemia de covid-19 desencadeou uma série de mudanças que vieram para ficar, como a adoção do trabalho remoto e o reforço dos cuidados com higiene. O aumento das compras realizadas pela internet, que se deu principalmente por conta das restrições impostas ao comércio e pela necessidade de distanciamento social, também se tornou uma tendência.

De acordo com o levantamento Consumer Insights 2021, elaborado pela divisão Wordpanel da Kantar, líder em dados, insights e consultoria, apesar de ter perdido um pouco de espaço para as lojas físicas após o avanço da vacinação, o e-commerce segue em ritmo de crescimento.

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As promoções online exercem um papel importante para esse resultado. Elas foram aplicadas de forma agressiva principalmente no último trimestre de 2021, com um aumento de 10% em relação ao segundo trimestre do ano. 

Compradores e canais

Todos os perfis de shoppers ganharam penetração no comércio eletrônico, porém os mais jovens (até 29 anos) e de classes mais altas (A/B) são os que mais contribuem para o crescimento do setor. Em relação às categorias mais procuradas pelos compradores digitais, destacam-se Higiene & Beleza (4,7% de penetração no terceiro trimestre de 2021) Commodities (2,9%) e Mercearia Doce (2,9%).

É importante ressaltar que o crescimento do comércio eletrônico é impulsionado por diferentes meios. O E-commerce Pure (opções nativas digitais), por exemplo, é onde os shoppers mais jovens (até 29 anos) têm sua maior representatividade. O meio de acesso se mantém estável e vem crescendo ao longo dos últimos seis meses.

Os canais Non Pure (opções digitais que também estão presentes no ambiente físico) e os aplicativos de entrega conquistaram mais penetração nos últimos três meses. Além disso, o levantamento identificou que as vendas por WhatsApp (que fazem sucesso entre o público acima de 50 anos) recuperaram compradores e retornaram a patamares semelhantes aos do final de 2020.

Sobre a Kantar

A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria. Atuamos em mais de 90 mercados e somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, ajudamos nossos clientes a entender as pessoas e inspirar crescimento.

Mais informações em www.kantarworldpanel.com/global.

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