/apidata/imgcache/8a6395b1b999c7cd84ec0fd1daa0f080.jpeg?banner=top&when=1764909229&who=161

IBM lança programa pro bono de impacto social para desenvolver soluções ambientais

.

Atualizado em 21/02/2022 às 09:02, por Redação Envolverde.

As organizações sem fins lucrativos podem se inscrever na chamada 2022 para apresentar propostas de projetos com foco em energia limpa;

A IBM (NYSE:  IBM ) anuncia hoje o lançamento do  IBM Sustainability Accelerator , um programa global pro bono de impacto social que usa tecnologias IBM, como nuvem híbrida e inteligência artificial, além de um ecossistema de especialistas para melhorar e dimensionar as operações de organizações sem fins lucrativos e não governamentais, com foco em populações vulneráveis ​​e ameaças ambientais, incluindo mudanças climáticas, clima extremo e poluição.

“Acreditamos que o poder da ciência, tecnologia e inovação podem ajudar a resolver problemas ambientais, ao mesmo tempo em que atendem comunidades vulneráveis​​expostas a riscos ambientais”, disse Justina Nixon, vice-presidente de Responsabilidade Social Corporativa e ESG da IBM. “Ao combinar experiência e tecnologia com o objetivo de melhorar a vida das populações mais afetadas pelas ameaças ambientais, temos potencial para causar um impacto duradouro e escalável”.

Sobre o programa

O IBM Sustainability Accelerator fornecerá suporte por dois anos para cada organização selecionada, seguindo uma abordagem de duas etapas.

Etapa I:  As atividades do Accelerator começarão com  IBM Garage , a metodologia da IBM para aplicar  design thinking e técnicas ágeis com o objetivo de acelerar inovações significativas e impulsionar mudanças culturais duradouras. Ao longo desse processo, os especialistas da IBM trabalharão com a organização beneficiária para identificar suas necessidades e estabelecer um roteiro claro para projetar, desenvolver, implementar e melhorar continuamente a tecnologia para ajudar a resolver desafios públicos específicos.

Etapa II : Em uma segunda fase, os especialistas da IBM configurarão os recursos e a tecnologia IBM projetados para ajudar os participantes a atingirem suas metas de impacto ambiental e da comunidade. Algumas das tecnologias aplicadas serão IBM Watson, IBM Cloud e Environmental Intelligence Suite, entre outras. Além disso, as organizações beneficiárias do IBM Sustainability Accelerator receberão créditos mensais da IBM Cloud, créditos para dados meteorológicos, orientação e acesso ao ecossistema de parceiros da IBM. Os especialistas da empresa também apoiarão os pilotos de soluções para ajudar a facilitar a implementação ideal, dimensionar o impacto de longo prazo e gerar resultados sociais críticos.

Processo de seleção

A cada ano, a IBM definirá um tema para a convocação de propostas —  request for proposal (RFP)  — e a seleção de projetos das organizações que farão parte do grupo naquele ano.

Hoje, com o lançamento oficial do programa, a IBM convida organizações sem fins lucrativos a se inscreverem na RFP pública de 2022,  focada em energia limpa.  As propostas serão recebidas até 30 de abril de 2022 e deverão ser submetidas através do  Submission Portal .

No ano passado, um projeto piloto foi conduzido com três participantes inaugurais do IBM Sustainability Accelerator. Essas organizações iniciaram seus projetos focados na agricultura sustentável e concluíram com sucesso a etapa I, em dezembro:

  • Fundación Plan21 para el Desarrollo Sostenible  está ajudando pequenos agricultores da América Latina a manejarem suas lavouras de forma mais sustentável, visando aumentar sua produtividade e renda, ajudando a conscientizar o consumidor e desenvolvendo mercados mais responsáveis.
  • The Nature Conservancy India  está criando uma plataforma de informação pública com a finalidade de eliminar a queima de resíduos agrícolas no norte da Índia, para promover o seu objetivo de melhorar a sustentabilidade agrícola, a saúde pública e ajudar a reduzir o impacto das alterações climáticas no país.
  • Heifer International  está trabalhando com a IBM para desenvolver soluções digitais escaláveis ​​e acessíveis projetadas para equipar cooperativas de agricultores em Malawi, com previsões meteorológicas e de colheita que possam aumentar sua produção e renda.

Fabián Román, presidente da Fundación Plan21 para el Desarrollo Humano Sostenible disse: “Em Plan21 estamos muito entusiasmados por ser um dos primeiros parceiros selecionados para participar do IBM Sustainability Accelerator e estamos animados para embarcar nessa jornada com eles sobre agricultura sustentável. Agradecemos a abordagem de pensamento de design da IBM, centrada no usuário, através do IBM Garage que considera as realidades de nossos beneficiários de nosso programa. Isso significa projetar e construir ferramentas tecnológicas de fácil utilização que os agricultores possam aproveitá-las, considerando suas próprias realidades, contextos de trabalho e necessidades.”

Para saber mais sobre o IBM Sustainability Accelerator, visite o   site .

#Envolverde