PepsiCo inicia cultivo de cacau em consórcio com coco-verde para auxiliar produtores familiares do Nordeste
Inovação de plantio diversificado oferece ganhos sustentáveis como regeneração do solo, otimização de áreas cultivadas e do consumo de água, ao mesmo tempo em que contribuirá com maior geração de renda aos(às) produtores(as) locais.
Inovação de plantio diversificado oferece ganhos sustentáveis como regeneração do solo, otimização de áreas cultivadas e do consumo de água, ao mesmo tempo em que contribuirá com maior geração de renda aos(às) produtores(as) locais.
A PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, inicia um projeto piloto de cultivo de cacau em meio à cultura do coco-verde em sua fazenda própria em Petrolina (PE), que abastece a produção de água de coco da sua marca KERO COCO®, líder em vendas segundo a Nielsen. O consórcio coco-cacau integra a estratégia ESG da companhia, nomeada como PepsiCo Positive (pep+), transformação de ponta a ponta do negócio e que gera crescimento e valor ao mesmo tempo em que inspira mudanças positivas para o planeta e para as pessoas. O projeto prevê a plantação em 30 hectares da fazenda da PepsiCo e outros 20 hectares em áreas de agricultores locais parceiros.
“Com a iniciativa, deixamos de ter a monocultura em nossa fazenda de demonstração de plantação de coco-verde em Petrolina e passamos a ter um plantio diversificado de modo experimental. O cultivo de cacau exige um sombreamento que os coqueiros já oferecem, então o consórcio dessas duas culturas nos possibilita ganhos em sustentabilidade; com a otimização do uso da terra, da água e dos insumos agrícolas melhorando a vida e estrutura do solo”, explica Ricardo Galvão, Diretor de Agronegócio da PepsiCo Brasil.

Outro aspecto fundamental do projeto é a geração de um incremento na renda a longo prazo para produtores(as) locais parceiros(as), ajudando a fomentar a economia no Nordeste, região que é estratégica para a PepsiCo. “Nossos(as) produtores(as) parceiros(as) são agricultores(as) familiares e em sua maioria, de pequeno porte. Então, o consórcio de cacau junto ao cultivo do coco-verde irá ampliar a rentabilidade para essas famílias em uma mesma área produtiva”, complementa Galvão.
Conhecimento e novas tecnologias
Na fazenda de demonstração da PepsiCo (também chamada de “Demo Farm”) em Petrolina são realizados experimentos que ajudam a manter a evolução constante de novas tecnologias, boas práticas agrícolas de preservação, regeneração do solo e do meio ambiente, entre outras técnicas que posteriormente podem ser aproveitadas e replicadas pelos mais de 90 produtores(as) de coco-verde parceiros(as) da companhia no Nordeste.
Implementado em 40 países, o Programa de Agricultura Sustentável (SFP) da PepsiCo disponibiliza treinamento e recursos no campo da agronomia, fertilização e uso de água eficientes, técnicas de proteção de plantas e direitos trabalhistas para mais de 40 mil agricultores(as) ao redor do mundo. Iniciado em 2015 no Brasil, o processo de verificação do programa já atestou que 100% do volume de batatas e quase 90% do coco usados no portfólio são provenientes de agricultura sustentável.
PepsiCo no Nordeste
Na cultura do coco-verde, a companhia mantém o programa Agro Coco desde 2009, e conta com produtores(as) nos estados da Bahia, Pernambuco e Ceará. O programa impacta cerca de 4 mil famílias e envolve assistência técnica, adiantamento da compra da produção, além de treinamentos, dias de campo, financiamentos e transferência de tecnologia. Hoje, a PepsiCo adquire cerca 100 milhões de unidades do fruto, o que representa 33 milhões de litros de água de coco ao ano.
Lauremício Gomes, produtor de coco-verde em Petrolina, é parceiro da PepsiCo há dois anos e já participou de diferentes qualificações. “A parceria com a PepsiCo é de grande importância, pois garante a comercialização dos frutos colhidos, sem perdas, e a geração de renda mensalmente. Além disso, a empresa oferece desde treinamentos sobre gestão do negócio e técnicas fundamentais para o plantio a acompanhamentos da plantação. Estou animado com a iniciativa do consórcio de coco com cacau e irei aguardar pelos primeiros resultados para avaliar a implantação na minha propriedade também”, conta o agricultor.
Agricultura Positiva
O projeto piloto do consórcio de coco-cacau faz parte do pilar Agricultura Positiva da PepsiCo que busca gerar mais impactos positivos para o meio ambiente e ajudar a regenerar o planeta. Em um esforço global alinhado ao PepsiCo Positive (pep+), a empresa atua para difundir práticas agrícolas regenerativas com o objetivo de restaurar o solo. Para os próximos anos, estipulou como meta implantá-las em 2,8 milhões de hectares (até 2030) – área equivalente a quase 100% da terra usada em todo o mundo para cultivar e fornecer insumos para a empresa. Para o mesmo período, a PepsiCo pretende tornar 100% de suas matérias-primas de origem sustentável. Para isso, a empresa também está expandindo as áreas de suas fazendas de demonstração para o dobro de hectares até 2030.
KERO COCO®: água de Coco 100% brasileira
A água de coco KERO COCO® foi lançada em 1995 e adquirida pela PepsiCo Brasil em 2009. O produto é composto com coco 100% de matéria-prima brasileira e hoje é líder em vendas segundo a Nielsen. KERO COCO® conta com um portfólio completo para todas as ocasiões de consumo em versões de 1L, perfeita para compartilhar com família, e menores, em 200ml e 330ml, ideais para o consumo em qualquer lugar, garantindo uma hidratação de forma prática e saudável.
Para mais informações, acesse: Link.
Sobre a PepsiCo
Os produtos da PepsiCo são apreciados mais de um bilhão de vezes por dia por consumidores(as) em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de US$ 79 bilhões em receita líquida global em 2021 impulsionada por um portfólio complementar de alimentos e bebidas que, no Brasil, inclui PEPSI®, GATORADE®, QUAKER®, LAY’S®, DORITOS®, RUFFLES®, CHEETOS®, KERO COCO®, H2OH!®, TODDY® entre outras. Globalmente, as marcas da PepsiCo geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas.
A PepsiCo é guiada pela visão de Ser a Líder Global em Alimentos e Bebidas Convenientes, ao Vencer com PepsiCo Positive (pep+). pep+ é uma estratégia de transformação de ponta a ponta, que coloca a sustentabilidade no centro de como a PepsiCo cria valor e cresce operando dentro dos limites do planeta e inspirando mudanças positivas para o meio ambiente e para as pessoas. Para mais informações, visite.
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Fotos: Johnnis Alves





