/apidata/imgcache/043bddef810cc1ae242d5408f289bd7b.jpeg

Plataforma de adaptação às mudanças do clima é apresentada a empresas em evento gratuito

As projeções do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas de 2014 indicam que nos próximos 100 anos poderá haver um aumento da temperatura média global entre 1,8°C e 4,0°C, e uma expansão do nível médio relativo do mar entre 0,18 m e 0,59 m, o que pode afetar significativamente as atividades humanas e os ecossistemas terrestres.

Atualizado em 09/08/2018 às 15:08, por Dal Marcondes.

As projeções do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas de 2014 indicam que nos próximos 100 anos poderá haver um aumento da temperatura média global entre 1,8°C e 4,0°C, e uma expansão do nível médio relativo do mar entre 0,18 m e 0,59 m, o que pode afetar significativamente as atividades humanas e os ecossistemas terrestres. Além dos impactos ambientais, os setores econômicos como um todo serão afetados.

/apidata/imgcache/82f987f3939054a6d9fc18ca763064bf.jpeg

As empresas brasileiras já podem contar com uma ferramenta para buscar as melhores soluções de adaptação às mudanças climáticas. A AdaptaClima e seus recursos para as organizações serão apresentados no dia 10 de agosto, na Fiesp (Av. Paulista, 1313 – Cerqueira César), em São Paulo. A plataforma é colaborativa e gratuita, com informações e materiais sobre adaptação à mudança do clima, que conecta provedores e usuários de conhecimento nesta agenda.

Para discutir os desafios e as perspectivas relacionadas à adaptação ao clima pelas empresas, o evento receberá os seguintes palestrantes: Celina de Mendonça, coordenadora geral de Ações em Mudança do Clima, do Ministério de Meio Ambiente; Eduardo Hosokawa, coordenador da Comissão Municipal de Adaptação de Mudança do Clima de Santos (CMMC); Francisco Maciel, presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (CIOESTE), e Mariana Nicolletti, gestora e pesquisadora no Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV.

Segundo Carlo Pereira, secretário executivo da Rede Brasil do Pacto Global, “As metas e os acordos globais sobre as mudanças do clima são uma agenda de todos, não só dos estados e governos. E o setor privado tem grande responsabilidade, por ser também um agente de impacto neste contexto. Esperamos, assim, que o AdaptaClima seja uma ferramenta importante de suporte e fornecimento de informação para as empresas, formando um campo sólido de atuação em estratégias de adaptação climática junto a governos, academia e sociedade civil.”

A plataforma foi desenvolvida e é coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente, com apoio de outras 28 instituicões, entre elas, a Iniciativa Empresarial em Clima (IEC), que é secretariada pela Rede Brasil do Pacto Global.

Mudanças climáticas e adaptações

No mundo, o principal emissor dos gases do efeito estufa é o setor de energia, seguido por agropecuária, indústrias, resíduos e mudança de uso da terra (desmatamento, produção agrícola e pecuária). Entre as principais consequências das alterações climáticas estão a elevação do nível do mar, a mudança no regime de chuvas, a aceleração do derretimento das calotas polares e o aumento da frequência de eventos extremos, como secas, enchentes e tempestades.

A adaptação é o ajustamento nos sistemas naturais ou humanos em resposta a estímulos climáticos reais ou os seus efeitos, o que permite explorar oportunidades benéficas. A adaptação climática busca diminuir a vulnerabilidade às mudanças do clima, ou seja, o grau em que um sistema é suscetível e incapaz de lidar com os efeitos adversos da mudança do clima. Estas práticas estão em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, em especial com o ODS 13 – Ação contra a Mudança Global do Clima – que contém metas como a de reforçar a resiliência e a capacidade de adaptação a riscos relacionados ao clima e às catástrofes naturais em todos os países; e a de melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima.

Serviço

Evento IEC: Apresentação AdaptaClima ao Setor Empresarial

10 de agosto das 13:30 às 16:30

Local: FIESP (Av. Paulista, 1313 – Cerqueira César, São Paulo – SP)


Leia também: