/apidata/imgcache/8a6395b1b999c7cd84ec0fd1daa0f080.jpeg?banner=top&when=1764908852&who=161

Projeto Bichos do Pantanal leva ao ar 1º Webinar sobre o tema Conexão com a Natureza

.

Atualizado em 05/08/2020 às 12:08, por Dal Marcondes.

Com convidados qualificados, evento virtual aborda a Importância da Conexão com a Natureza e o pós-pandemia

Para trazer à luz a importância da conexão com natureza  como forma pedagógica de Educação Ambiental para crianças e jovens, o Projeto Bichos do Pantanal, realizado pelo Instituto Sustentar, com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, promoverá no próximo  dia 5 de agosto, às 15h  (horário de Brasília e às 14h no Mato Grosso), o Webinar  A   Importância da Conexão com a Natureza o pós pandemia . O evento virtual é inédito e será dividido em dois blocos. O primeiro envolve a  Conexão de crianças e jovens com a natureza  e é voltado para professores, educadores e pais. O tema é um convite para reflexão em torno do “pensar” em sintonia com sentimentos equilibrados capazes de formar pessoas com potencial para transformar a sociedade em que vivem. Para este quadro, o evento conta com a mediação do jornalista Dal Marcondes, diretor executivo da agência Envolverde, especializado em economia e sustentabilidade, e também Jornalista Amigo da Infância pela ANDI – Agência Nacional dos Direitos da Infância – animando o debate com os palestrantes Laís Fleury – coordenadora do Programa Criança e Natureza do Instituto Alana, Rodrigo Cavasini – profº doutor em ciências do movimento humano e atividades físicas ao ar livre na PUC-RS, e Dra Ana Lúcia Paulo, médica especialista em pediatria homeopática.

Criatividade, Inovação e Colaboração

É o tema que norteará o 2º bloco do Webinar, marcado para às 18h30 do mesmo dia, e que contará desta vez com a mediação de Jussara Utsch, diretora do Instituto Sustentar. No centro do bate-papo estarão a jornalista especializada em ecodesenvolvimento, Amélia Gonzalez, também autora do Blog “Ser Sustentável” e ex-editora do caderno Razão Social do O Globo, ao lado do especialista em sustentabilidade, professor e coordenador do CEDS (Centro de Desenvolvimento Socioambiental) da ESPM  (Escola Superior de Propaganda e Marketing, em São Paulo)  Marcus Nakagawa, vencedor do Prêmio Jabuti com o livro “101 dias com ações mais sustentáveis para mudar o mundo”, e de Marcos Ortiz, coordenador de Projetos na dimensão de governança na Ramboll Brasil, doutor em Sociologia e Educação de Adultos na UniMünster, com mais de 35 anos de atuação na área de ciências sociais aplicadas às questões socioambientais.

O Projeto Bichos do Pantanal atua para ampliar o conhecimento científico e a preservação da natureza. Uma de suas frentes é o programa de educação ambiental  Conhecer para Preservar , inspirado na metodologia da  Conexão com a Natureza ,  liderado pelo diretor de pesquisa, o americano Douglas Trent, que integra o International  Group do Children and Nature , obra de Richard Louv, jornalista e autor de vários livros sobre o tema. “O contato direto e frequente com a natureza favorece nas crianças o desenvolvimento das habilidades sensoriais, as faculdades psicoemocionais são aprimoradas, fazendo com que o indivíduo aprenda a amar a natureza por meio da educação real”, explica Trent. “Há centenas de estudos científicos que comprovam a importância da conexão com a natureza para tratamentos de pessoas com Transtorno de Déficit de Atenção (TDDA), melhorando seu foco e concentração, reduzindo níveis de estresse e, desse modo, melhorando a saúde física e mental do indivíduo”, completa o pesquisador.

O conhecimento, a sensibilização e a empatia como possíveis caminhos que levam à construção da educação ambiental e ela própria como programa acadêmico estão no coração do Projeto Bichos do Pantanal. “Acreditamos que é preciso resgatar a relação das crianças e jovens com a Natureza e, ao mesmo tempo, conscientizá-los do seu comportamento exercido sobre o meio-ambiente”, comenta Jussara Ustch, diretora do Instituto Sustentar.

O Projeto já atende mais de 130 mil crianças neste programa levando-as para trilhas e rios com binóculos, lunetas, entre outras tantas atividades ao ar livre que foram interrompidas desde o início da pandemia da Covid-19. De acordo com Mahal Massavi, coordenador de Educação Ambiental do Projeto, a relação entre humano e natureza é uma via de mão dupla. De um lado, o comportamento humano pode transformar os impactos sobre a preservação da natureza e, de outro, por meio da educação ambiental, é possível transmitir para as crianças a importância do meio ambiente para nossa regeneração, desenvolvimento dos eixos emocional e psíquico, e motivá-las ao aprendizado escolar.

Contexto social

O evento virtual acontece em meio a um momento-chave para despertar a visão do ser humano e do seu desenvolvimento, em que crianças e jovens são considerados em seus aspectos individuais e nas particularidades da faixa etária a que pertencem, e para a formação de pessoas livres, sensíveis e criativas, com base nos valores da responsabilidade, consciência de grupo, a relação respeitosa e produtiva com a natureza.

Grandes nomes e grandes ideias completam o Webinar sobre a  Importância da conexão com a natureza  para aumentar nossa criatividade, senso de coletividade e colaboração, desafios que humanidade enfrentará no pós-pandemia para vencer o novo paradigma baseado em um modo de trabalho mais colaborativo e solidário, com menos ego e individualismo, proporcionando um mundo mais sustentável, com recursos naturais e geração de empregos pós pandemia da Covid-19.

O evento virtual é  gratuito , com opção de doações voluntárias para compra de cestas básicas para população local de baixa renda. Para se inscrever,  clique aqui .

Projeto Bichos do Pantanal

Com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o Projeto Bichos do Pantanal atua na região do Alto Pantanal (Cáceres e Porto Estrela, MT) desde 2013. O foco é nas áreas de Educação Ambiental, pesquisas que ampliam o conhecimento científico visando a preservação de espécies da fauna pantaneira e a promoção da sustentabilidade local por meio do Turismo Sustentável. O Projeto já mobilizou, em diversas atividades (entre cursos, eventos, capacitações, atividades de mobilização social e Educação Ambiental), mais de 550 mil pessoas entre crianças, jovens e adultos, comunidade escolar, moradores, visitantes e turistas nos municípios de Cáceres e Porto Estrela e Estado do Mato Grosso.

Saiba mais em:  www.bichosdopantanal.org

Instituto Sustentar

O Projeto Bichos do Pantanal é realizado pelo Instituto Sustentar, OSCIP com sede em Belo Horizonte e atuação nacional e internacional. A entidade é dedicada à implementação e execução de projetos que buscam a sustentabilidade econômica, social e ambiental, junto à iniciativa privada, entidades da sociedade civil e setor governamental. O objetivo é promover pesquisas técnico-científicas e boas práticas institucionais e empresariais que permitam o desenvolvimento sustentável de nossa sociedade. Saiba mais em:  https://institutosustentar.net/

Mais informações sobre o Projeto Bichos do Pantanal estão disponíveis em  www.bichosdopantanal.org   e nas redes sociais:

Facebook : Projeto Bichos do Pantanal / Instituto Sustentar   https://www.facebook.com/bichosdopantanal/

Instagram : Bichos do Pantanal  

Youtube:  Bichos do Pantanal – 

Twitter:  Bichos do Pantanal    https://twitter.com/BichosPantanal

  Programação

Bloco 1- Tema: Conexão com a Natureza – 15:00 as 16:30h

Coordenação e apresentação:  prof. e biólogo Mahal Massavi  – Coordenador de Educação Ambiental do Projeto Bichos do Pantanal.

Introducão:  ecólogo Douglas Trent  – Diretor de Pesquisas e Relações Internacionais do Projeto Bichos do Pantanal.

Mediador: Jornalista Dal Marcondes  – Diretor na agência Envolverde, jornalista especializado em economia e sustentabilidade. Especialista em Ciência Ambiental/USP, Mestre em Jornalismo Digital e Modelos de Negócios em Jornalismo Pós Industrial/ ESPM-SP. Presidente da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental, Vice-Pres. da Assoc. Profissão Jornalista, e Jornalista Amigo da Infância/ANDI – Agência Nac. dos Direitos da Infância.

Palestrantes:

Laís Fleury  –  Coordenadora do Programa Criança e Natureza do Instituto Alana. Cofundadora da Associação Vaga Lume,  reconhecida como empreendedora social pela Ashoka. É membro do Conselho de Líderes da International School Ground Alliance (ISGA) e é pós-graduada no tema “A vez e a voz das crianças: escuta antropológica e poética das infâncias”.

Prof. Dr. Rodrigo Cavasini  – Prof. da PUC e integrante Núcleo Educação Ambiental/UFRGS, doutor em Ciências do Movimento Humano e atividades físicas ao ar livre. Associado à Leave no Trace Center For Outdoor Ethics e à Association for Education & Outdoor Education.

Dra. Ana Lucia Dias Paulo  é especialista em pediatria homeopática. Com mais de 30 anos de experiência em pediatria e homeopatia e 20 anos de docência na mesma especialidade, é detentora do título de especialista em homeopatia pelo Conselho Regional de Medicina, e aprovada em exame da especialidade outorgada pelo CFM em convênio com a Associação Médica Homeopática Brasileira.

Bloco 2 – Tema: Criatividade, Inovação e Colaboração – 18:30 as 20h

Coordenação e Mediação: Jussara Utsch –  Presidente do Instituto Sustentar e Diretora Executiva do Projeto Bichos do Pantanal.

Palestrantes:

  Amélia Gonzalez  – é jornalista especializada em ecodesenvolvimento. Criou e editou o caderno Razão Social, suplemento do jornal O Globo e teve uma coluna no site G1. Atualmente edita seu próprio blog, “Ser Sustentável”.

Prof.Marcus Nakagawa  – Professor e coordenador do CEDS da ESPM; Idealizador e conselheiro da ABRAPS. Especialista em sustentabilidade, responsabilidade social e meio ambiente. Autor do livro: 101 dias com ações mais sustentáveis para mudar o mundo (prêmio Jabuti/2019). Fundador da ESPM Social, Abraps, Instituto Marco3 e Isetor.

Marcos Ortiz  – Coord. de Projetos de governança na Ramboll Brasil. Doutorou-se em Sociologia e Educação de Adultos na UniMünster. Foi professor adjunto na UFLA e atua como Professor convidado do IPÊ para liderança e sustentabilidade. Dirigiu o IEF-MG

Contribuições voluntárias têm por objetivo a compra de cestas básicas para distribuição a população carente da região do Projeto, no Alto Pantanal/MT.

Inscrição

 R$ 0,00

Inscrição única
Grátis
Inscrições até às 18h
  0
Contribuição VOLUNTÁRIA $5
R$ 5,00  (+ R$ 2,50 taxa)
Inscrições até às 15h
  0
Contribuição VOLUNTÁRIA $15
R$ 15,00  (+ R$ 2,50 taxa)
Inscrições até às 15h
  0
Contribuição VOLUNTÁRIA $30
R$ 30,00  (+ R$ 3,00 taxa)
Inscrições até às 15h
  0
Contribuição VOLUNTÁRIA $50
R$ 50,00  (+ R$ 5,00 taxa)
Inscrições até às 15h
  0
Contribuição VOLUNTÁRIA $75
R$ 75,00  (+ R$ 7,50 taxa)
Inscrições até às 15h
  0
Contribuição VOLUNTÁRIA $100
R$ 100,00  (+ R$ 10,00 taxa)
Inscrições até às 15h
  0