/apidata/imgcache/8a6395b1b999c7cd84ec0fd1daa0f080.jpeg?banner=top&when=1764909063&who=161

Reabasteça plantando árvores

Por Lucas Milheiro –  Que plantar árvores contribui para o combate à emissão de CO2, isso todo mundo já sabe! Mas, não é só para isso não! Essa ação vai muito além dessa neutralização e favorece o ambiente em inúmeros pontos, como também no reabastecimento das bacias hidrográficas.

Atualizado em 03/06/2015 às 13:06, por Redação Envolverde.

Foto: Reprodução/ Internet

Por Lucas Milheiro – 

Que plantar árvores contribui para o combate à emissão de CO2, isso todo mundo já sabe!

Mas, não é só para isso não! Essa ação vai muito além dessa neutralização e favorece o ambiente em inúmeros pontos, como também no reabastecimento das bacias hidrográficas. Isso mesmo! O processo de plantar árvores não é um jogo que fica no 0x0 (só neutralizando o que poluímos). Vários serviços ecológicos estão anexados à essa ação e estão além de combater o CO2, como o de proteção do solo, abrigo e alimento para fauna e condução da água até os lençóis freáticos.

E é sobre esse último que quero explorar. Reflorestar é uma ação que faz “nascer” água nas bacias! Sim… É isso mesmo que você acabou de ler! Plante uma árvore e colha água! Em um ambiente degradado, urbanizado, geralmente sem árvores, a água da chuva ao entrar em contato com o solo, terá sua infiltração prejudicada, lixiviará os nutrientes e esse local possivelmente sofrerá com erosões; essa água escoará pela superfície do terreno. Mas, se o local for arborizado, ele terá condições de infiltrar a água da chuva e abastecer os lençóis freáticos, como se as árvores conduzissem a água até esses lençóis por meio de suas raízes, e também contribuirá dosando a quantidade de água que chegará aos leitos dos rios, o que pode ser um fator interessante no controle de enchentes, pois a árvore bebe 20% da água das chuvas e o restante ela devolve por meio de suas raízes.

Ou seja, as árvores são peças importantíssimas no ciclo hidrológico, desde a liberação de vapor de água para atmosfera, até a parte de infiltração e dosagem da água no solo. O reflorestamento, em áreas de preservação permanente, é de grande relevância por estar ainda mais vinculado a essa questão hídrica, porque esse plantio afetará positivamente a disponibilidade de água para população, por se tratar de áreas em encostas de rios, áreas de captação de água de chuva, em torno de nascentes e olhos d’ água.

Diante do nível dos reservatórios, que baixou consideravelmente e tem causado racionamentos, falta de água e deixado a sociedade em alerta, vale ressaltar que podemos ajudar muito não só economizando energia elétrica e água, mas também gerando “plantando” água!

Replante mudas e as proteja. Busque empresas que investem em projetos de reflorestamento. Compre com marcas que contribuem com o meio ambiente. Opte por sites que têm selo de sustentabilidade. Favoreça às ações que visam questões ambientais. Economizar água é só uma das alternativas, você pode contribuir mais com atitudes simples e de impacto positivo no mundo, inclusive, plantando árvore para colher água… é esse milagre que o cenário pede! (#Envolverde)

* Lucas Milheiro é Analista de Negócios da Site Sustentável, empresa pioneira na neutralização do C02 emitido por sites através do plantio de árvores nativas da Mata Atlântica. 


Dal Marcondes

Jornalista com especialização em economia, meio ambiente, sustentabilidade e ESG.