/apidata/imgcache/043bddef810cc1ae242d5408f289bd7b.jpeg

Recuperação de Nascentes protege 40 mananciais na região de Castelo

Na semana em que se celebra o Dia Mundial da Água, EDP e SAVAC comemoram os bons resultados da parceria que visa a qualidade de vida por meio da proteção às fontes hidrográficas.

Atualizado em 22/03/2016 às 15:03, por Redação Envolverde.

Na semana em que se celebra o Dia Mundial da Água, EDP e SAVAC comemoram os bons resultados da parceria que visa a qualidade de vida por meio da proteção às fontes hidrográficas. 

Vitória, 22 de março de 2016 – O projeto Recuperação de Nascentes, iniciativa que conta com patrocínio da EDP, empresa de distribuição, geração e comercialização de energia elétrica, com o apoio do Instituto EDP, que coordena as ações socioambientais do Grupo EDP, e é uma parceria com a Sociedade Amigos do Vale do Castelo (SAVAC), atingiu a marca de 40 nascentes cadastradas no município de Castelo, no Sul do Espírito Santo.

/apidata/imgcache/82f987f3939054a6d9fc18ca763064bf.jpeg

“Os bons resultados da ação se traduzem também no impacto positivo do compartilhamento, por parte de jovens e participantes das atividades, dos conceitos de preservação dos recursos naturais e da adoção de hábitos de uso racional da energia elétrica”, afirma Pedro Sirgado, diretor executivo do Instituto EDP.

Com o objetivo de mapear e proteger as nascentes dos rios da região de Castelo, o projeto contou, desde o início, com o trabalho de conscientização das comunidades, essencial para o sucesso das ações.

Geólogos e representantes das instituições parceiras ministraram uma série de palestras para alunos e comunidade local, tendo como assuntos centrais o consumo racional de energia e sua relação com os mananciais e a educação ambiental, explicando aos moradores, de modo didático, sobre a produção e a melhoria da qualidade da água no meio rural.

O projeto em prática

O cercamento das nascentes é determinante para a preservação dos locais, de modo a evitar a contaminação e os impactos negativos causados por animais. Para isso, foram doados aos produtores rurais equipamentos como mourões, arame e grampos de cerca para a proteção física dos rios.

Também foram doados filtros purificadores de água domiciliar, com o objetivo de incrementar a qualidade de vida da população local. Adicionalmente, é feito o acompanhamento das alterações ocorridas nos ecossistemas das nascentes e suas implicações na produção de água. (EDP/ #Envolverde)


Leia também: