/apidata/imgcache/8a6395b1b999c7cd84ec0fd1daa0f080.jpeg?banner=top&when=1764919845&who=161

Wickbold atesta o uso sustentável de castanha-do-pará

Lançado no último dia 22 de março, o selo identifica empresas que utilizam matéria-prima de origem sustentável em seus produtos.

Atualizado em 05/04/2016 às 16:04, por Redação Envolverde.

Lançado no último dia 22 de março, o selo identifica empresas que ut izam matéria-prima de origem sustentável em seus produtos.

Origens Bras ® é uma iniciativa inédita desenvolvida pelo Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) e pelo ISA (Instituto Socioambiental), que busca valorizar e dar transparência às cadeias produtivas do agroextrativismo, assegurando sua rastreab idade e procedência, relações comerciais éticas e mais justas com os produtores, ajudando o consumidor a identificar as empresas que respeitam, em suas práticas comerciais, os Territórios de Diversidade Socioambiental Bras eiros.

Desde 2015, a Wickbold compra 100% da produção de castanha do Pará disponível rastreada pelo Origens Bras ® produzida no Xingu – na Amazônia – para elaborar o Pão Grão Sabor Castanha do Pará e Quinoa. A partir de hoje, conscientizará seus consumidores sobre essa ação por meio do selo Origens Bras ® , que estará presente em todas as embalagens dos respectivos produtos, com um QR Code informativo. Ao ser escaneado pelo telefone celular, o leitor baixa automaticamente informações sobre a iniciativa, a história dos produtores envolvidos na produção e sobre o território de origem, o Xingu.

Além de promover a conservação ambiental, o selo valoriza e reconhece o baixo impacto gerado pelas atividades extrativistas no local, onde mais de 400 pessoas foram beneficiadas com esse comércio justo. “A parcela de castanhas produzidas pela comunidade do Xingu ainda é pequena se comparada à quantidade ut izada atualmente na elaboração dos pães Grão Sabor, mas nosso objetivo é seguir com o projeto, comprando o total de matéria-prima que possa ser entregue pela região”, afirma Fabio Medeiros, presidente da Wickbold .

Segundo o Imaflora, a primeira região reconhecida pelo selo é o Território do Xingu, por ter 26 m hões de hectares que se estende pelos biomas Amazônia e cerrado, e que abriga aproximadamente 16.000 pessoas, sendo populações extrativistas e povos indígenas. São 27 etnias, que falam 27 idiomas, com um conhecimento incomensurável sobre os recursos naturais. Todas elas cumprem um importante papel de proteger grandes extensões de florestas de práticas predatórias e desmatamento, prestando um importante serviço para o Bras e para o mundo.

Para a Wickbold , a parceria é um marco na história da empresa, que preza pela responsab idade social em toda sua cadeia produtiva, com o objetivo de entregar aos seus consumidores não apenas produtos saudáveis e saborosos, mas também sustentáveis. “Além de valorizar os produtos da floresta, sem danificar o meio ambiente, com relações comerciais éticas e equ ibradas, entendemos que a iniciativa, realizada e monitorada permanentemente pelo Imaflora e o ISA, promove o crescimento da comunidade local sem que sua cultura se perca. Uma realidade que é muito importante para nós”, finaliza Medeiros.

Por meio do Origens Bras ® , os produtores extrativistas e indígenas do Xingu passam a ter renda, trabalho, qualidade de vida e um melhor relacionamento com todos os envolvidos nas atividades produtivas da região. (#Envolverde)