Economia

O fim de uma era? Família Rockefeller retira seus ativos das companhias de petróleo e carvão

por RT News – tradução Carta Maior – 

”Não há nenhuma razão sensata para que as empresas continuem explorando novas fontes de hidrocarbonetos”

O Fundo Rockefeller Family anunciou nesta quarta-feira (22/4) que abandonará seus investimentos em combustíveis fósseis “o mais rápido possível”, e acrescentou que vai retirar o capital que mantém até agora na empresa de petroleira Exxon Mobil Corp, argumentando que a companhia, associada à fortuna da família, enganou o público a respeito dos riscos das mudanças climáticas.

Embora apenas uma pequena parte dos ativos do fundo esteja investida em combustíveis fósseis, o anúncio tem grande importância, pois há um século John D. Rockefeller fez fortuna à frente da Standard Oil, precursora da Exxon Mobil. A organização disse que também se despojaria de seus investimentos em carvão e em áreas petrolíferas do Canadá, segundo informou a agência Reuters.

Devido à ameaça que a atividade representa para a sobrevivência dos ecossistemas humanos e naturais, “não há razão sensata para as empresas continuarem a explorar novas fontes de petróleo”, observa o grupo que administra o Fundo da Família Rockefeller, através de uma carta publicada em sua página web.

A organização também ressaltou que a conduta da Exxon em questões climáticas é “moralmente reprovável”.

Em 2014, o Fundo dos Irmãos Rockefeller – outra fundação da mega milionária familiar, que conta com cerca de 860 milhões de dólares – anunciou que se unirá a 11 outras empresas que decidiram abandonar os investimentos em carvão e áreas petrolíferas.

*Publicado originalmente em ‘RT News‘ | Tradução de Victor Farinelli