Opinião

Um calor insuportável

Gilberto Natalini- Secretário Executivo de Mudanças Climáticas – 

As previsões de diversas fontes nos indicam que nesse verão teremos temperaturas elevadíssimas em todo o Brasil.

As previsões são que em várias regiões as temperaturas possam atingir entre 45ºC e 50ºC. Já agora, antes do final do inverno já estamos sentindo recordes de calor, no Brasil e em São Paulo.

A tendência, conforme os climatologistas é que até o meio do verão essas temperaturas podem aumentar, podendo chegar aos fatídicos 50ºC.

Portanto, o stress térmico, e todas as suas consequências para a saúde e para a vida humana, entre outras formas de vida, é enorme.

Os mais atingidos serão os idosos e as crianças, as populações mais carentes, os moradores de rua e outros mais vulneráveis.

Nós vimos as consequências devastadoras do calor extremo na Europa, onde segundo os dados, no verão do ano passado morreram  61 mil pessoas diretamente pelo efeito do calor.

Aqui, é necessário que nos preparemos, governo e população, para enfrentarmos o “calor que mata”.

De nossa parte, estamos propondo e já encaminhando um Plano de Prevenção para Altas Temperaturas da cidade de São Paulo.

Nossa cidade já possui um plano de Prevenção para Baixas temperaturas (abaixo de 13ºC), para Baixa Umidade e também um Plano de Prevenção para Chuvas de Verão.

Esses planos de ação têm funcionado bem e protegem a população nesses eventos climáticos.

Agora, diante das previsões das altas temperaturas que estão por vir, entendemos ser importante que a Prefeitura de São Paulo crie também o Plano de Prevenção para altas temperaturas, que terá como função alertar a população e criar condições de atendimento médico, social e orientação de comportamento para adaptar a cidade aos agravos do calor extremo.

Essa semana de início da Primavera, teremos uma reunião entre vários Secretários para encaminharmos o assunto.

Nossa proposta é que o Plano de Prevenção para Altas Temperaturas seja incluído nos demais planos de ação que já existem.

Dessa forma, estaremos preparando a cidade de São Paulo, para as ondas de calor extremo que estão sendo prenunciados para esse verão que está chegando. Com essa ação preventiva estaremos melhorando as condições de saúde e de vida da população paulistana. (Envolverde)