Qualquer ONG registrada no Brasil que possua uma ideia de como utilizar tecnologia para solucionar problemas sociais ou, ainda, organizações que tenham algum projeto em andamento e que precisem de ajuda para gerar maior impacto, podem participar da competição.
Por Redação da Envolverde –
São Paulo, 23 de fevereiro de 2016 – O Google lança hoje o Desafio Google de Impacto Social 2016 que, em sua segunda edição, convoca ONGs a competir através de suas ideias que envolvam o uso tecnologia para resolver problemas em sua região de atuação ou no país inteiro. Um total de 10 milhões de reais serão distribuídos entre os dez melhores projetos.
Quatro iniciativas uma eleita pelo público por votação online e outras três escolhidas por um painel de jurados receberão R$ 1,5 milhão cada, além de assistência técnica e mentoria de funcionários do Google e outros especialistas para tornar seus projetos realidade. Os outros seis finalistas receberão, cada um, R$ 650 mil. Os prêmios são pagos pelo Google.org, o braço filantrópico do Google.
Em 2014, o Brasil foi o terceiro país a sediar o Desafio Google de Impacto Social, após o Reino Unido e a Índia. Os projetos vencedores da primeira edição trouxeram excelentes resultados, levando a decisão do Google a aumentar o valor da premiação e, nesta segunda edição, garantir que a competição se estenda pelo país inteiro: o Google escolherá dois finalistas de cada uma das cinco regiões do território nacional (Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sul e Sudeste).
Um painel de 6 jurados ajudará a selecionar os vencedores. Será formado pela atriz e apresentadora Regina Casé; a Marta, jogadora de futebol da seleção brasileira e embaixadora da ONU; o Chefe Almir, líder do povo indígena Suruí; Denis Mizne, CEO da Fundação Lemann; a artista plástica contemporânea Adriana Varejão; e Jacquelline Fuller, Diretora do Google.org.
ONGs de todo o Brasil podem se inscrever até 21 de março
As inscrições estão abertas a partir de hoje e as ONGs podem se inscrever online até o dia 21 de março, no g.co/desafiobrasil. Neste site, é possível encontrar as regras do Desafio e todas as informações necessárias para completar o processo. Qualquer ONG registrada no Brasil que possua uma ideia de como utilizar tecnologia para solucionar problemas sociais ou, ainda, organizações que tenham algum projeto em andamento e que precisem de ajuda para impulsionado e gerar maior impacto, podem participar da competição.
Após o período de inscrições, uma equipe do Google, junto com especialistas externos, fará a revisão dos projetos e anunciará os 10 finalistas (2 por região do Brasil) no dia 23 de maio. O público será então convidado a conhecer os 10 projetos finalistas e votar nos seus favoritos. No dia 14 de junho, os finalistas irão apresentar seus projetos aos jurados em um evento no Google, em São Paulo. Nesse evento, anunciaremos o projeto vencedor da votação popular e os três projetos escolhidos pelos jurados. Todos os quatro receberão o prêmio do Desafio de Impacto Social no valor de R$ 1,5 milhão.
“Como vimos em 2014, existem projetos incríveis sendo desenvolvidos, em todo o Brasil, por ONGs que cada vez mais recorrem à tecnologia para tentar resolver problemas de todos os tipos: ambientais, educacionais, de saúde, e muitos outros. Nós queremos encontrar esses talentos e ajudá-los a ir mais longe. Acreditamos que, assim, podemos ajudar ótimas soluções a se tornar realidade,” disse Fabio Coelho, Presidente do Google Brasil, no evento de lançamento que aconteceu hoje no escritório do Google em São Paulo.
Sobre o Desafio de Impacto Social
Todos os anos, o Google.org entrega aproximadamente 100 milhões de dólares em prêmios, 1 bilhão de dólares em publicidade online grátis e fornece 100 mil horas voluntárias de funcionários do Google ao redor do mundo. Em 2012, o Google lançou a o Desafio de Impacto Social para apoiar organizações sem fins lucrativos, que sejam empreendedoras e tenham uma grande ideia que utiliza tecnologia para gerar impacto em sua comunidade. Esta é a segunda edição do Desafio de Impacto Social no Brasil. (#Envolverde)