Ambiente

Aquecimento global já passou do ponto de 'não retorno'

O trabalho publicado na revista científica “Nature”, que tem por autor principal Thorsten Mauritsen, do Instituto Max Planck, mostra que o ponto de não retorno do aquecimento global já passou e seus efeitos podem ser constatados por observações no sistema climático atual.

Estudo aponta para um aumento de 1,3 ºC na temperatura do planeta até 2100 mesmo se a humanidade ‘desligar tudo’.

Parece que pelo menos parte da elevação da temperatura do planeta já é irreversível — é o que informa artigo publicado na “Nature Climate Change”

Para os autores, mesmo que toda a humanidade desligue instantaneamente todas as fontes de emissão de gás do efeito estufa, a Terra ainda vai aquecer cerca de 1,3 ºC até a virada do século.

Ainda, se todas as emissões continuarem constantes pelos próximos 15 anos, assistiremos a um aumento de 1,5 ºC na temperatura global até 2100. A chance disso acontecer, segundo os autores, é de 13%.

A análise também mostrou que oceanos podem capturar o carbono e diminuir cerca de 0,2 ºC desse aquecimento – no entanto, alertam os cientistas, o aquecimento do Planeta já é uma realidade.

O Acordo de Paris, que entrou em vigor ano passado, tem por meta que o aumento de temperatura fique abaixo de 2 ºC, mas com esforços para mantê-lo em 1,5 ºC. Compromisso foi firmado por 125 países. (#Envolverde)