Por Eleutério Guevane, da Rádio ONU
O brasileiro José Graziano da Silva foi reeleito este sábado para um segundo mandato como diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO.
Ele obteve um total de 177 dos 182 votos expressos, considerado o maior número da história da agência da ONU.
Único Candidato
Ao agradecer aos chefes de Estado e de governo, aos ministros e aos embaixadores presentes na plenária, em Roma, Graziano da Silva disse que já estava satisfeito por ser o único candidato desde janeiro.
Mas declarou que receber o número de votos que obteve não era esperado. Para ele, trata-se de um forte apoio a nível pessoal e para a FAO.
No evento, Graziano da Silva reafirmou o seu compromisso de acabar com a fome e a desnutrição em nome da agência.
FAO Proeminente
O representante disse haver espaço para melhorias e assegurou que vai continuar a trabalhar para isso, e para que a agência seja mais presente nos países e proeminente a nível global.
Graziano da Silva foi nomeado pelo Brasil. O novo mandato entra em vigor em 31 de julho e termina em julho de 2019.
A escolha decorreu no primeiro dia da Conferência bienal de governos da FAO, que se estende até ao próximo sábado.
Erradicar Fome
A FAO disse que desde que Graziano da Silva assumiu o posto, em 2012, o foco do trabalho da agência esteve em cinco objetivos estratégicos com prioridade à erradicação total da fome e da desnutrição.
A agência declara que Graziano reforçou as capacidades institucionais na sede da agência e no terreno, fez economias significativas através da racionalização dos procedimentos administrativos.
A outra aposta do diretor-geral foi o reforço da cooperação com os parceiros externos e o impulso do fortalecimento da Cooperação Sul-Sul.
Cargo Máximo
Foi em 2006 que Graziano da Silva entrou para a FAO como chefe do Escritório Regional para América Latina e Caribe. A sua primeira eleição ao cargo máximo na agência ocorreu em junho de 2011.
A conceção e execução do programa “Fome Zero” no Brasil está entre os mais destacados feitos de Graziano da Silva, o oitavo diretor-geral da FAO desde que foi fundada em 1945. (Rádio ONU/ #Envolverde)
* Publicado originalmente pela Rádio ONU.